Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 02/04/2018

Viu e acreditou

A palavra transformação possibilita entender o significado da ressurreição. Na ressurreição, tudo o que está morto e estragado em nós, Deus transforma em vida. Os Evangelhos apresentam alguns passos desta transformação na vida das pessoas.

As mulheres vão ao sepulcro e levam perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. Jesus não se deixa encontrar no túmulo. Havia ressuscitado. Aprendemos que não é no túmulo que encontramos Jesus. A vida não consiste em levar perfume para embalsamar corpo em decomposição.

A pedra que cobria o túmulo representa as muitas pedras que carregamos na nossa vida. Não permitem que os sonhos de vida que brotam em nós se tornem realidade. A pedra sobre nós impede de sair de nós e ir ao encontro dos outros. A pedra pode ser a preocupação com o futuro, o desejo de acumular bens materiais, o medo de se expor ao ridículo, a insegurança que não deixa que enfrentemos determinadas situações da vida. Enquanto a pedra não for retirada, sempre haverá algo apodrecendo na nossa vida.

E como acontece o caminho da ressurreição? São Lucas, no seu Evangelho, diz que é necessário entrar no túmulo dos nossos medos, tristezas, das nossas sombras e trevas. Aquela sepultura onde enterramos tudo que escondemos de nós mesmos. Podemos entrar porque Jesus já rolou a pedra. Já não é um lugar de horrores. Ao contrário, quando entramos em profundidade no túmulo da nossa existência, encontramos anjos com roupas reluzentes que anunciam que Cristo não está ali, ressuscitou.

Para todos é decisivo o encontro com o ressuscitado. É a partir deste encontro que aparece a transformação em nossa vida. São Pedro vai ao encontro da prisão de suas convicções e argumentos. Entra no túmulo. “Viu e acreditou”. Maria Madalena vai em busca de um defunto e encontra Cristo ressuscitado no jardim. Tomé que estava preso às suas ideias e convicções, toca as chagas de Cristo e descobre que deve fazer da sua vida um dom. Os discípulos reconhecem Cristo na saudação “a paz esteja convosco”. Os dois de Emaús caminham com ele e o reconhecem ao partir o pão. Todos estes episódios mostram que a morte não teve a última palavra, mas a vida, o amor, a fé, a paz.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck – Arcebispo de Florianópolis

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.