Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 27/11/2018

Vida, silêncio e oração

Numa sociedade marcada fortemente pelo barulho, que leva as pessoas a terem medo do silêncio, ou a terem atitudes de isolamento para poderem recuperar as energias, talvez tenhamos que redescobrir o valor do contato social em comunidade, mas também os benefícios do recolhimento na nossa vida pessoal, familiar e comunitária.

Temos muitas vezes medo do ficar em silêncio, de poder contemplar e partilhar os sentimentos sobre as pequenas coisas que acontecem ao nosso redor, ou até mesmo de admirar a vida da natureza que nos envolve. Mesmo quando nos colocamos diante do Senhor, parece fazer falta aquela oração confiante, que é sinal de uma resposta do coração que se abre a Deus face a face, quando são silenciados todos os rumores para escutar a voz suave do Senhor que ressoa no silêncio.

Neste silêncio, é possível discernir, à luz do Espírito, os caminhos de santidade que o Senhor nos propõe. Ele não é construído no vazio existencial, mas através da nossa história de vida. Por isso, a nossa oração deveria ser sempre rica de memória, percorrendo os passos da nossa existência, marcada pela presença de tantas pessoas e acontecimentos, mas também pelo amor e a misericórdia de Deus.

“A memória das obras de Deus está na base da experiência da aliança entre Deus e o seu povo. Se Deus quis entrar na história, a oração é tecida de recordações: não só da recordação da Palavra revelada, mas também da própria vida, da vida dos outros, do que o Senhor fez na sua Igreja,” e faz na sua e na minha vida.

Por isso, é bom ter um tempo para agradecer ao Senhor, para estar em silêncio. Meu irmão, minha irmã, busca cultivar a serenidade, busca a paz interior, “contempla a tua história quando rezas e, nela, encontrarás tanta misericórdia. Ao mesmo tempo, isso alimentará a tua consciência com a certeza de que o Senhor te conserva na sua memória e nunca te esquece”, guardando-te no seu coração de Pai.

Por Dom José Gislon – Bispo de Erexim, via CNBB

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.