Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 02/10/2017

“Vida é sagrada nas suas diversas etapas”, afirma Dom João Bosco B. de Sousa

A Igreja no Brasil abriu ontem,domingo, 1º de outubro, a Semana Nacional da Vida. Neste ano, as reflexões estão em sintonia com o Ano Nacional Mariano, com o tema “Bendito é o fruto do teu ventre”. Até o dia 7, será o momento para levar às comunidades uma reflexão mais aprofundada sobre agressões que a vida sofre no mundo de hoje. No dia 8, a iniciativa é encerrada com o Dia do Nascituro, dedicado às crianças que ainda vão nascer.

De acordo com o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Bosco Barbosa de Sousa, a Semana Nacional da Vida é assumida pela Pastoral Familiar e deve levar a todas as comunidades uma reflexão mais aprofundada sobre “as muitas agressões que a vida sofre no mundo de hoje tão marcado pela discriminação, pela exclusão, pela liquidificação dos valores morais, que vão caindo cada vez mais e valores importantes para a vida humana”. Para o bispo, diante dessas questões presentes no dia-a-dia dos brasileiros, a resposta dos cristãos deve ser dada a partir do Evangelho, a partir do ensino da Igreja.

O Dia do Nascituro celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio para a criança que está no ventre materno. “Aquele que vai nascer, o nascituro, tem o seu direito à vida, não só o direito de viver, mas desenvolver-se com qualidade e poder se tornar um ser humano integral. Então essa semana é extremamente importante para todos nós”, pontua dom João Bosco.

A Semana Nacional da Vida parte da dinâmica de defesa da vida e é celebrada oficialmente desde 2005 quando foi oficializada pela Assembleia da CNBB naquele ano. Antes disso, porém, desde a década de 1980 aconteciam iniciativas, como campanhas, aprofundamentos, encontros e cursos relacionados à temática.

Dignidade da vida no ventre materno

A temática deste ano, ligada ao Ano Mariano, sugere que Maria seja modelo, pois tem no seu ventre uma criança que é o próprio filho de Deus. “Assim, existem muitas mulheres que trazem no seu ventre também os seus nascituros, os seus filhos que vão nascer, e aí está um ponto de partida para a gente compreender toda a sacralidade da vida. A vida é sagrada nas suas diversas etapas e deve ser defendida desde o momento da concepção”, explica o bispo, que também preside a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

“Há muitas pessoas que pensam de forma diferente e acham que a vida pode ser eliminada se ela nos incomoda, que pode ser eliminada se ela não é ‘perfeita’, ‘porque o feto não tem direitos, quem tem é a mulher de preservar o seu corpo…’ Mentira! É um ser humano! Um ser humano que tem direitos, sim, e que por isso deve ser extremante cuidado, especialmente por ser muito frágil”, exorta.

A CNPF prepara desde 2011 o subsídio Hora da Vida para a semana nacional. A edição deste ano foi elaborada em parceria com o Movimento Brasil Sem Aborto e o grupo Promotores da Vida. São sete encontros e propostas de Celebração da Vida para o Dia do Nascituro e de bênção para o momento do parto. “Em cada encontro temos a oportunidade de recordar a história de Jesus e também de sua mãe, que protagonizou a bela atitude de acolher uma vida que teria a missão de salvar as vidas”, explica o assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Jorge Alves Filho.

Dom João Bosco explica que o livreto apresenta o tema a partir das diversas etapas da vida, com os “grandes entraves que precisam ser superados”. O bispo sugere que os interessados poderão aproveitar os subsídios preparados nos anos anteriores, os quais têm temas também significativos e que podem ser retomados e aprofundados nas comunidades durante a semana. “Assunto não falta. O que precisa é a gente abraçar com carinho a Semana Nacional da Vida”, incentiva.

Por CNBB

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X