Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 21/05/2020

Vaticano expressa preocupação pela ruptura do diálogo entre Palestina e Israel

st-peters-basilica-2875093-640

O Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher, conversou na quarta-feira, 20 de maio, com o Secretário-Geral da Libertação da Palestina e chefe das negociações de paz da Palestina com Israel, Saeb Erekat.

Erekat transmitiu ao chefe da diplomacia vaticana sua preocupação sobre “os recentes acontecimentos nos territórios palestinos e a possibilidade de que a soberania israelense seja aplicada unilateralmente a parte destas zonas, o que comprometeria ainda mais o processo de paz”, segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé através de um comunicado.

Os acontecimentos aos quais Saeb Erekat se referiu é a intenção do Estado de Israel de anexar unilateralmente terras da Cisjordânia que a ONU reconhece como sendo de soberania palestina.

Em resposta, a Santa Sé reiterou, segundo assinala no comunicado da Sala de Imprensa, que “o respeito ao direito internacional e às resoluções relevantes das Nações Unidas é um elemento indispensável para os dois povos viverem lado a lado, em dois Estados, com fronteiras internacionalmente reconhecidas antes de 1967”.

Em reiteradas resoluções, o Conselho de Segurança da ONU reafirmou a natureza ilegal da ocupação militar dos territórios palestinos desde 1967, incluindo os bairros orientais de Jerusalém.

Em uma última resolução, em dezembro de 2017, a ONU declarou nulo e sem valor a declaração por parte de Israel de Jerusalém como sua capital.

Diante das intenções de Israel de consolidar sua soberania nos territórios ocupados a Israel, “a Santa Sé acompanha com atenção a situação e manifesta sua preocupação com possíveis atos que possam comprometer ainda mais o diálogo”.

Do mesmo modo, confia em que “israelenses e palestinos voltem a encontrar em breve a possibilidade de negociar um acordo diretamente, com a ajuda da comunidade internacional, e que a paz possa finalmente reinar na Terra Santa, tão amada por judeus, cristãos e Muçulmanos”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Via ACI Digtial

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.