Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 09/06/2020

Teologia da infância: a proteção dos menores faz parte do nosso ser cristão

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422-15

A Igreja e seu compromisso na luta contra o abuso infantil não pára nem mesmo em tempo de coronavírus. Para fazer um balanço e também para aprofundar a “teologia da infância”, começa hoje (08/06) o primeiro de uma série de webinar promovidos pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, pela União Internacional de Superiores Maiores, pelo Centro de Proteção do Menor da Pontifícia Universidade Gregoriana e a Onlus “Telefono Azzurro”. O confronto será moderado pela Irmã Nuala Kenny, das Irmãs da Caridade de Halifax. O webinar será realizado em italiano, francês, inglês e espanhol com traduções simultâneas. No final, o debate será colocado online no site www.internationalunionsuperiorsgeneral.org.

O evento já conta com 770 participantes, e será seguido por outros três encontros: dia 18 de junho com o tema “Salvaguarda online em tempo de lockdown”, no qual o moderador será o padre Hans Zoellner, presidente do “Centro de Proteção dos Menores” da Pontifícia Universidade Gregoriana. No dia 30 de junho será moderado pelo doutor Gabriel Dy-Liacco, psicoterapeuta e membro da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores. O último encontro está previsto para o dia 6 de julho e o moderador será o professor Ernesto Caffo, fundador da Onlus SOS “Telefone Azzurro”. A sessão será dedicada ao “Cuidado das crianças depois do lockdown. Como a pandemia modificou os nossos relacionamentos?”.

A tutela dos menores no centro do magistério da Igreja

Em 2017 o Papa Francisco ao receber em audiência a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores disse: “Confio plenamente que a Comissão continuará a ser um lugar onde as vozes das vítimas e dos sobreviventes possam ser ouvidas com interesse. Porque temos muito a aprender com eles e suas histórias pessoais de coragem e perseverança”. Um compromisso que foi levado adiante em muitos países do mundo. “As leis não são suficientes, é preciso a conversão das pessoas para entender que a tutela dos menores faz parte do nosso ser cristãos”. São palavras de Emer McCharty, responsável pelos projetos da Comissão Pontifícia que nos explica o webinar de hoje:

Emer McCharty: Estamos muito felizes em trabalhar com outras realidades eclesiais porque os membros da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores logo se deu conta, que temos que ir ali, onde estão as crianças, os adolescentes os adultos vulneráveis na Igreja, neste sentido vemos que as congregações religiosas tanto masculinas quanto femininas estão na linha de frente trabalhando neste campo. Quando o mundo foi abalado pela pandemia do coronavírus, nosso trabalho parou. Atuamos em várias realidades nacionais do Brasil à Oceania com cursos de formação sobre a proteção dos menores, tanto para bispos como para formadores e educadores. Obviamente nossos membros não podiam mais viajar, então não podíamos mais oferecer esses recursos para as igrejas locais. Graças ao desenvolvimento do mundo digital, percebemos que isso não significava parar todos os nossos esforços para, com e para as igrejas locais.

Qual é o significado do tema do primeiro encontro?

Emer McCharty: Ao longo destes 5 anos os membros da nossa Comissão sempre reafirmaram o esforço comum em aprofundar nosso conhecimento e compreensão da teologia da infância, assim como é apresentada nas Sagradas Escrituras e no Magistério da Igreja. Por quê? Porque todos os nossos esforços, as nossas políticas, as nossas normas, os nossos eventos educacionais e de formação, as intervenções são inúteis se não entendermos que a proteção de crianças e pessoas vulneráveis fazem parte integrante do nosso ser católico e cristão. Para isso precisamos de um pensamento e de uma linguagem teológica, não somos os únicos a reconhecer essa necessidade, existem outras realidades, outros teólogos, especialistas em eclesiologia de outras partes do mundo que estão realizando pesquisas e elaborações nesse sentido. Sabemos que o Centro de Proteção ao Menor da Gregoriana, dirigido por um de nossos membros, Padre Zoellner, estava promovendo um estudo deste tipo, aprofundando o fato teológico. Infelizmente, isto também foi adiado por causa da pandemia. Por isso decidimos começar este webinar desde o princípio. O que Jesus nos ensinou? O que Jesus nos fala sobre nosso mandato, colocando as crianças em primeiro plano.

Via Vatican News

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X