Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 18/12/2017

São José foi uma figura importante para a Salvação, assegura o Papa Francisco

Em sua homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta segunda-feira, 18 de dezembro, o Papa Francisco se centrou na figura de São José e suas emoções durante a gravidez de Maria e nos dias prévios ao nascimento de Jesus.

O Santo Padre explicou a importância da figura de São José e da educação que ofereceu a Jesus durante sua infância, na história da Salvação.

“Jesus homem aprendeu a dizer ‘papai’ a Deus Pai, aprendeu do testemunho de José”, assinalou Francisco.

Quando Maria voltou da sua visita a sua prima Santa Isabel, José descobriu que estava grávida e começou acontecer uma luta na vida dele. “José lutava dentro; naquela luta, a voz de Deus: ‘Levante-te’, aquele ‘levante-te’, muitas vezes, no início de uma missão, na Bíblia: ‘Levanta-te!’, pegue Maria, leve para a sua casa. Assuma a situação: pegue pela mão e vai em frente”.

A reação de José foi exemplar: “José não foi ter com os amigos para se confortar, não foi ao psiquiatra para que interpretasse o sonho. Não: ele acreditou. Foi avante. Assumiu a situação. Mas o que José tinha que assumir? Qual era a situação? De duas coisas. Da paternidade e do mistério”.

José, indicou o Pontífice, “assumiu uma paternidade que não era sua: vinha do Pai. E levou avante a paternidade com aquilo que significa: não só apoiar Maria e a criança, mas também fazê-lo crescer, ensinar-lhe a profissão, acompanha-lo à maturidade de homem. ‘Assuma a paternidade que não é tua, é de Deus’. E isso sem dizer uma palavra. No Evangelho, não tem uma só palavra dita sobre José. O homem do silêncio, da obediência silenciosa”.

Nesse sentido, o silêncio de José também nos oferece um ensinamento importante. “José assume este mistério e ajuda: com o seu silêncio, com o seu trabalho até o momento que Deus o chama para si”.

“Deste homem que assumiu a paternidade e do mistério, se diz que [é] sombra do Pai: a sombra de Deus Pai. E se Jesus homem aprendeu a dizer ‘papai’, ‘pai’, ao seu Pai que conhecia como Deus, aprendeu isso da vida, do testemunho de José: o homem que custodia, o homem que faz crescer, o homem que leva avante toda paternidade e todo mistério, mas não pega nada para si”, concluiu o Papa.

Por ACI Digital

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.