Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 03/07/2020

Santuário de Aparecida celebra 40 anos da consagração do altar, realizada por João Paulo II

0107-Papa-Joao-Paulo-II-452218

Fonte: A12

No próximo sábado, 4, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida vai celebrar com uma missa os 40 anos de sua sagração e da recepção do título de Basílica. A Sagrada Eucaristia terá início às 9h, no Altar Central que foi abençoado durante a primeira visita do Papa João Paulo II em julho de 1980.

Segundo informações do site A12, a celebração eucarística acontece ainda sem a presença dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. O maior templo do mundo dedicado à Virgem Maria deverá reabrir somente no dia 28 de julho, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Covid-19.

Na homilia que São João Paulo II fez quando sagrou e abençoou o templo e o altar, ele destacou o valor da dedicação de uma igreja. Durante o rito religioso, por meio das orações e da unção com o óleo, o edifício é destinado exclusivamente às celebrações e rituais da Igreja.

“Este templo é morada do Senhor dos senhores e Rei dos reis. Nele, tal a Rainha Ester, a Virgem Imaculada, que conquistou o coração de Deus e em quem grandes coisas fez o Onipotente, não cessará de acolher numerosos filhos e interceder por eles: Salva meu povo, eis o meu desejo”, disse.

Apenas o rito de sagração do altar aconteceu dentro do templo. A maior parte da cerimônia aconteceu no exterior da Basílica, na Esplanada que hoje recebe o nome do papa polonês. Cerca de 300 mil peregrinos entoaram o famoso hino “A bênção, João de Deus”, cantado na acolhida ao pontífice realizada ao redor do santuário.

Em depoimento ao site A12, o padre Antônio Agostinho Frasson, encarregado de narrar para as emissoras que transmitiam a celebração o que acontecia dentro da Basílica, contou como foi acompanhar de perto a cerimônia.

“Foi impressionante a entrada do papa com a comitiva de sacerdotes e cerimoniários que o ajudaram. Quando ele subiu os degraus do presbitério e bateu o báculo no chão, olhou para mim. A emoção naquele momento de sagração foi muito pessoal”, recorda padre Frasson, que na época tinha 7 anos de sacerdócio.

Ao fim da celebração, João Paulo II abençoou o povo com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que ele fez questão de beijar em seguida. Logo depois, concedeu ao templo que havia acabado de sagrar o título de Basílica Menor.

Atualmente, o presente que o santuário recebeu do Papa está na Capela do Santíssimo Sacramento. Nos cinco mosaicos fabricados no Vaticano e destinados à Nova Basílica estão representados os quatro evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João e ao centro, o Cordeiro Pascal, símbolo de Cristo.

Via ACI Digital

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X