Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 27/04/2017

Ritual de Iniciação à Vida Cristã de Adultos e a temática da 55ª Assembleia Geral

O Ritual de Iniciação à Vida Cristã de Adultos (Rica) é destinado à iniciação de adultos na vida cristã. O Documento da Santa Sé, publicado em 1972 a pedido do Concílio Vaticano II e reeditado no Brasil em 2001, descreve os ritos do catecumenato (processo progressivo de desenvolvimento da fé) e retoma a unidade dos sacramentos da iniciação cristã: o Batismo, a Eucaristia e a Crisma.

O livro é um dos instrumentos de trabalho que inspirou a temática central da 55º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil “Iniciação à Vida Cristã”. Segundo o presidente da entidade, cardeal Sergio da Rocha, o momento é de dar impulso na iniciação cristã como um todo: “Quando se falava de Iniciação Cristã se pensava apenas na Iniciação Cristã de Adultos, no Ritual de Adultos, mas é claro que vamos dinamizar, impulsionar e valorizar ainda mais a iniciação cristã como um todo”, disse. “Queremos revalorizar, dinamizar a própria catequese de iniciação cristã”, completou.

Ao folhear o Rica, o leitor encontrará passos a serem executados (itinerários). Essas etapas visam o conhecimento e a adesão da pessoa à fé cristã. O Documento é organizado em: “tempo de conversão” (kerigma, pré-catecumenato); “tempo da preparação” (catequese, eleição) e “tempo da recepção dos Sacramentos (purificação/iluminação/mistagogia). Na primeira etapa – a da conversão – é possível ter contato com os primeiros encontros. É neste momento que acontece a celebração de acolhida e apresentação dos candidatos à comunidade.

Passo a passo do cristão

No tempo da preparação, o cristão tem a oportunidade de se aprofundar em conteúdos associados a noções da Bíblia, Liturgia, Espiritualidade, Credo e os Sacramentos. Já na última etapa, a da Recepção dos Sacramentos, o candidato é admitido na fé da Igreja.

Segundo o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo [foto], o documento da Santa Sé oferece uma sequência de passos e um ordenamento para a mistagogia (inserção da pessoa na fé católica): “É uma espécie de integração muito mais viva entre catequese e liturgia que nossa Igreja precisa recuperar”. Para ele, com o Rica a Igreja pode “palmear outros caminhos”.

“O Rica sugere uma condição mais favorável para conhecer e dar passos neste rumo de experiências de Iniciação, por isso nesta Assembleia, vamos realçar fortemente o Rica, porque com os adultos teremos algumas experiências, nós como Igreja teremos experiências melhor fundamentadas para redescobrir aquilo que já perdemos”, concluiu o bispo.

Por CNBB

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download samsung firmware
Download WordPress Themes
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.