Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 11/05/2017

Quando o povo de Deus se fecha, é como um burro na estrebaria

Durante a Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco exortou os cristãos a não se fechar em si mesmos, a sair e se deixar levar pelo Espírito para aprofundar na fé, porque “quando o povo de Deus para, se torna prisioneiro numa estrebaria, como um burro, ali: não entende, não vai para frente”.

Em sua homilia, o Santo Padre falou das três plenitudes dos tempos: a primeira plenitude ocorreu com a ressurreição de Cristo; a segunda ocorrerá quando acontecer a segunda vinda; e a terceira é a realização pessoal de cada cristão que ocorrerá quando nos encontrarmos cara a cara com Deus.

“Deus ficou conhecido na história. A sua salvação tem uma grande e longa história”, afirmou. “A salvação de Deus está em caminho rumo à plenitude dos tempos”.

Trata-se de “um caminho com santos e pecadores”. O Senhor “guia o seu povo, com momentos bons e momentos ruins, com liberdade e escravidão; mas guia o povo rumo à plenitude”.

Para nos guiar, pede a ajuda do Espírito Santo, que “nos faz recordar, nos faz entender a mensagem de Jesus”. Começa um segundo caminho, a Igreja “vai avante com muitos santos e pecadores; entre graça e pecado”.

Trata-se de um caminho “para entender, para aprofundar a pessoa de Jesus, para aprofundar a fé” e também para “entender a moral, os Mandamentos”. E o que no “passado parecia normal, que não era pecado, hoje é considerado pecado mortal”.

O Pontífice citou alguns exemplos deste aprofundamento da fé que o levou a identificar como pecado o que anteriormente havia sido admitido como moral.

“Pensemos, por exemplo, na escravidão. Quando íamos à escola, nos diziam o que os escravos faziam, eram trazidos de um lugar, vendidos em outro, na América Latina se vendiam, se compravam… É pecado mortal. Hoje dizemos isso. Mas, naquele então, alguns diziam que era permitido, porque essas pessoas não tinham alma!”.

“Por isso, era preciso ir adiante para entender melhor a fé, para entender melhor a moral”. Entretanto, advertiu contra a tentação de dizer: “‘Ah, Padre, graças a Deus que hoje não existem mais escravos!’. E existem ainda mais!… mas pelo menos sabemos que é pecado mortal. Fomos para frente: o mesmo com a pena de morte que era normal, uma vez. E hoje dizemos que a pena de morte é inadmissível”. O mesmo vale para as “guerras de religião”.

Em meio a este esclarecimento da fé e da moral “existem os santos, os santos que todos conhecemos e os santos escondidos”. A Igreja “está cheia de santos escondidos e esta santidade é que nos leva para frente, rumo à segunda plenitude dos tempos, quando o Senhor virá, no final, para ser tudo em todos”.

Por outro lado, explicou que “há uma terceira plenitude dos tempos, a terceira. A nossa. Cada um de nós está em caminho rumo à plenitude do próprio tempo. Cada um de nós chegará ao momento do tempo pleno e a vida acabará e deverá encontrar o Senhor. E este é o nosso momento. Pessoal”.

“Pensemos nisso: os apóstolos, os pregadores, os primeiros, tinham necessidade de fazer entender que Deus amou, escolheu, amou o seu povo em caminho, sempre”.

O Bispo de Roma sublinhou que “Jesus enviou o Espírito Santo para que pudéssemos ir em caminho. O mesmo Espírito que nos impulsiona a caminhar: esta é a grande obra de misericórdia de Deus. Que cada um de nós está em caminho rumo à plenitude dos tempos pessoal”.

Especificamente, quando nos confessamos, compreendemos que “aquele passo que eu dei é um passo no caminho rumo à plenitude dos tempos. Pedir perdão a Deus não é algo automático. É entender que estou a caminho, em um povo em caminho e que um dia me encontrarei cara a cara com aquele Senhor que jamais nos deixa sós, mas nos acompanha neste caminho”.

“Pense nisso: Quando me confesso, penso nessas coisas? Que estou em caminho? Que é um passo rumo ao encontro com o Senhor, rumo à minha plenitude dos tempos? E esta é a grande obra de misericórdia de Deus”, concluiu.

Por ACI Digital

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.