Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 25/07/2019

Qual virtude é mais importante: fé, esperança ou amor?

Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

O Catecismo da Igreja Católica, na sua terceira parte, trata da “Vida em Cristo”; e no artigo 7, reflete sobre as virtudes. A palavra virtude vem do termo virtus, que, na língua latina, significa força. Trata-se não de força física, mas de força interior, moral, assim definida: “A virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma.” (N. 1803).

Quando falamos de moral, de ética, estamos com um assunto que interessa a todos, crentes e não crentes. O ser humano, pois, tem a inteligência para saber o que é bom e honesto; e tem a vontade para poder praticar o bem. É Deus que nos criou assim. Eis porque o mesmo Catecismo afirma que “as virtudes morais são adquiridas humanamente” (N. 1804) e as chama de “virtudes cardeais”. São elas a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

A virtude é um dom especial de Deus?

Já os antigos filósofos pagãos refletiram sobre essas virtudes, mas há algumas virtudes que são um dom especial de Deus. São as virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Essas três virtudes, por um lado, têm uma base humana e, por outro, são possíveis só pela graça de Deus. Começamos pela fé.

Como a vida de cada ser humano é caracterizada pela fé! Eu estou indo para uma cidade que não conheço, mas “tenho fé” nas placas que me indicam o caminho. Eu tenho amigos e acredito neles. Se não acreditasse neles, seriam apenas “vizinhos” e não “amigos”. O médico observa os resultados dos exames e me explica qual é a situação da minha saúde. Eu, que não estudei medicina, acredito nele. Essa é a fé humana. Mas o cristão tem uma “fé especial”. A esse respeito, São Paulo explica:

“Ninguém poderá dizer ‘Jesus é o Senhor!’ a não ser sob a ação do Espírito Santo ” (1 Cor 12,3). Por essa fé, acredito que Deus enviou Seu Filho, que nos salvou pela Sua Morte e Ressurreição. Então, essa fé é um dom especial de Deus. Por isso, faz parte das virtudes teologais. O mesmo raciocínio vale para a virtude da esperança. O jovem espera, por meio do seu estudo, conseguir ser mais valorizado. O namorado espera encontrar para a sua vida uma pessoa especial. O empresário espera bons resultados da sua atividades econômica.

E o cristão?

De novo encontramos uma bela resposta no Catecismo, que assim se expressa: “A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, colocando nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas forças próprias, mas no socorro da graça do Espirito Santo” (N. 1817). No fundo, percebe-se que não existiria a esperança se não houvesse a fé.

E a caridade?

Aqui também temos uma base humana: todos queremos amar e ser amados, mas há, para o cristão, uma “caridade especial”. Por meio da fé, sabemos que “Deus nos amou primeiro” (1 João 4,19). Acreditamos e esperamos n’Ele. Deus, no entanto, que nos ama, derrama em nós o Seu amor, a caridade. Por isso, São Paulo afirma que “a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Graças a esse amor, praticamos a caridade, que corresponde àquela “virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.” (Catecismo, n. 1822).

Em suma, fazemos a distinção entre a fé, a esperança e a caridade, mas, ao mesmo tempo, percebemos que estão interligadas. “A fé sem as obras não tem valor” (Tiago 2,20), a esperança é fruto da fé e a caridade é fruto de ambas.

Qual delas é a mais importante?

São Paulo responde: “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade” (1 Cor 13). Essa afirmação faz parte do famoso “hino à caridade” escrito por São Paulo. Termino essa reflexão citando algumas afirmações deste belíssimo hino:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada….A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante, nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará… Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.” (1 Cor 13,1-13).

Por Lino Rampazzo, via Canção Nova

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.