Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 04/03/2020

Por que você precisa se conhecer para ser uma pessoa melhor?

girl-4366034-640

Uma das partes mais importantes da vida espiritual é entender a si mesmo e se auto-conhecer. Cada um de nós é criado diferente de todos os outros. Isso significa que nossa experiência de espiritualidade será diferente e nosso relacionamento com Deus não será o mesmo que nossos familiares ou amigos.

Pe. Basil Maturin escreveu um livro intitulado “Autoconhecimento e Autodisciplina”. Nele, o sacerdote explica por que é tão importante olhar para dentro de nós mesmos:

“Existem duas esferas de conhecimento nas quais todos os que estão se esforçando após um crescimento na vida espiritual devem avançar: o conhecimento de Deus e o conhecimento de si próprio… Quanto mais crescemos no conhecimento de Deus, mais profundo é o nosso conhecimento nós mesmos, e se alcançarmos algum conhecimento de Deus, deve haver algum autoconhecimento.”

Ambos os tipos de conhecimento se complementam e são necessários para avançar na vida espiritual.

Esta é uma das razões pelas quais Santo Inácio de Loyola dá instruções específicas em seus “Exercícios Espirituais”. Ele escreve que devemos “relatar nossa alma desde a hora em que chegamos ao presente Exame, hora a hora ou período a período: e primeiro quanto aos pensamentos, depois às palavras e depois às ações. ”

O objetivo do “exame” diário é expressar gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas e pedir perdão por quaisquer falhas descobertas.

Se não conhecermos a nós mesmos, nossas falhas e fraquezas (assim como nossas forças), não seremos capazes de crescer no amor a Deus ou ao próximo. Estaremos presos a velhos hábitos, incapazes de nos mover para qualquer lugar.

Maturin confirma que não podemos crescer em virtude, a menos que primeiro nos examinemos e compreendamos completamente nossas falhas e de onde elas vêm:

“Se, portanto, deve haver crescimento espiritual, deve haver um crescimento no autoconhecimento. Não podemos fazer nenhuma tentativa séria de vencer nossos pecados até que saibamos o que são eles.”

Tente, portanto, terminar ou começar o seu dia observando os eventos do dia anterior. Se você pecou, ​​pergunte a si mesmo o que levou a isso. Se você experimentou alegria, o que levou aos seus sentimentos de felicidade?

Quanto mais sabemos sobre nós mesmos, mais podemos crescer em nosso conhecimento e amor a Deus.

Via Aleteia

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download samsung firmware
Download WordPress Themes
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X