Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 18/02/2019

Por que devemos, definitivamente, confiar em Deus?

Grande parte de nossa vida espiritual é baseada em uma ação simples: confiar. Somos chamados a confiar em Deus, mas nem sempre é fácil. Acreditar em Deus implica um certo abandono. Precisamos colocar mais fé em Deus do que em nós mesmos.

O Beato Michael Sopocko, diretor espiritual e confessor de Santa Faustina, exortava a todos a confiar em Deus, mas reconhecia que as pessoas eram sempre hesitantes em relação a isso. Ele escreveu:

“A confiança natural – a expectativa de ajuda humana – é um grande incentivo para a vida dos homens… Mas esperar ajuda dos homens muitas vezes leva ao desapontamento”.

Essa decepção que sentimos quando nossa confiança é quebrada pelos outros pode moldar a maneira como confiamos em Deus. Ficamos hesitantes em acreditar em Deus quando começamos a pensar que não podemos confiar em ninguém.

No entanto, Sopocko esclarece:

“Aqueles que confiam em Deus, por outro lado, nunca se decepcionam … Qualquer um que espera que Deus o ajude está, assim, reconhecendo que Deus é onipotente e bom, que Ele pode nos ajudar e quer fazer isso, e que Ele é, acima de tudo, misericordioso… Precisamos conhecer verdadeiramente a Deus, pois um falso conhecimento sobre Ele acalma nosso relacionamento com Ele e obstrui as graças de Sua misericórdia”.

Confiar em Deus não é fácil, mas devemos ter em mente que Deus é bondade e misericórdia perfeitas. Ele quer o nosso bem e só permite aquilo que nos aproximará dele. Deus não é um deus como Zeus, que fica esperando para nos derrubar, mas é um Deus de misericórdia, pronto para nos receber de volta ao rebanho. É por isso que devemos confiar nele e não duvidar de seus caminhos misteriosos.

Sopocko nos encoraja a confiar em Deus, comparando nossa confiança a uma corrente:

“A confiança, então, pode ser comparada com uma corrente pendurada no Céu e à qual nós anexamos nossas almas. A mão de Deus puxa a corrente para cima; enquanto ascende, carrega consigo todos os que se agarram firmemente. Vamos, então, agarrar-nos a esta corrente no tempo da oração, como o cego de Jericó, que, sentado à beira da estrada, gritou em alta voz: ‘Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!’. Confiemos em Deus em todas as nossas necessidades, temporais e eternas – em todos os nossos sofrimentos, perigos e abandono. Vamos confiar nele, mesmo quando parece que ele nos abandonou; quando Ele retém Suas consolações, deixa nossas orações sem resposta, esmaga-nos sob uma pesada cruz. É então que devemos confiar mais em Deus, pois este é o tempo da prova, o tempo do teste, através do qual toda alma deve passar.”

Uma das maiores orações que podemos fazer foi revelada a Santa Faustina e está inscrita sob cada imagem da Divina Misericórdia: “Jesus, eu confio em vós!”

Via Aleteia

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.