Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 09/01/2017

Pastoral Familiar: inscrições abertas para especialização na PUC Minas

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em parceria com a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está com as inscrições abertas para o curso de pós-graduação em “Pastoral Familiar”. Os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de fevereiro.

O curso abordará questões relacionadas à Pastoral Familiar de maneira ampla. O objetivo é favorecer a criação e estruturação de Pastorais Familiares nas arqui/dioceses do Brasil; formar agentes de pastoral para o trabalho nas comunidades. Além colaborar com a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, em sua missão de “evangelização e promoção humana e social das Famílias” bem como promover, articular e congregar o desenvolvimento da Pastoral Familiar.

Para o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho, o curso é a oportunidade de estar preparado para responder às expectativas e questionamentos do mundo atual, uma vez que, hoje precisamos dar respostas mais claras e evidentes às demandas que surgem, principalmente no campo da moral sexual e da família. “O intuito é justamente o de ter no Brasil pessoas que, em sintonia com a igreja, ajudem na formação de uma consciência mais humana das questões polêmicas e tenham respostas melhor elaboradas”. O curso é de Pastoral Familiar, mas proporcionará aos estudantes uma visão atualizada de assuntos gerais da vida pastoral da Igreja, principalmente em relação às questões que envolvem o tema da família. “Uma vez que a família é uma instituição pensada por Deus, precisamos estar sempre preparados atualizados para defendê-la”, destaca o assessor.

A formação é destinada a profissionais com formação superior como agentes de pastoral em geral, agentes de pastoral familiar, interessados na relação famílias / religião, lideranças, profissionais que lidam com a questão familiar e possuem interesse em compreender a perspectiva pastoral ou agir em diálogo com as religiões, comunidade em geral. Neste sentido, o curso se propõe a qualificar os agentes de pastoral em três níveis: bíblico, teológico-pastoral e sócio antropológico. As aulas terão início em abril de 2017, com término previsto para março de 2018.

Metodologia

O conteúdo programático inclui os seguintes temas: Introdução à Sagrada Escritura; Introdução à Pastoral; Pastora Familiar; Desafios pastorais: casos especiais; Acolhimento, aconselhamento e escuta familiar; Família na Bíblia e nos documentos da Igreja; Espiritualidade Familiar; Teologia do corpo, da sexualidade e do prazer; Sacramentos e vida familiar; Teologia Moral; A Família na História; Psicologia e Família; Desafios contemporâneos à Família, dentre outros.

Informações:

Coordenação do curso: Carlos Frederico Barboza de Souza – Doutor – anima.coordenacao@pucminas.br
Secretaria: anima.secretaria@pucminas.br
Telefones: (31) 3319-4102/ 3319-4540/ 3319-4444
Site: https://bit.ly/2gE0op5

Por CNBB, com ascom da Pastoral Familiar

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
online free course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.