Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 21/01/2019

Papa no Angelus: “Entregar-se ao Senhor é viver na graça”

Apesar do chuvoso domingo do inverno romano, o Papa atraiu à Praça São Pedro milhares de pessoas para ouvi-lo e rezar com ele a oração mariana do Angelus.

Ao meio-dia, Francisco apareceu na sacada de seu escritório e depois de cumprimentar os fiéis, fez uma reflexão sobre o início da missão pública de Jesus, que caracteriza o tempo litúrgico ‘comum’.

Bodas de Jesus com a humanidade

O Evangelho do dia narra o primeiro milagre de Jesus, seu primeiro ‘sinal’ – como diz o Evangelista João – que ocorreu nas bodas de Caná, na Galileia. E não foi um caso que tenha se realizado num matrimônio – explicou o Papa – porque naquela cerimônia, Deus se casou com a humanidade: esta é a Boa Notícia, mesmo se aqueles que o convidaram ainda não sabiam que o Filho de Deus estava sentado à sua mesa e que o verdadeiro esposo era Ele.

“De fato, todo o mistério do sinal de Caná se baseia na presença deste divino esposo que começa a revelar-se. Jesus se manifesta como esposo do povo de Deus, anunciado pelos profetas, e nos revela a profundidade da relação que nos une a Ele”

“É uma nova Aliança de amor”

O Papa prosseguiu com o relato da festa, que justamente quando estava no auge, o vinho acabou! Percebendo, Maria disse ao Filho: “Eles não têm mais vinho”. A água é necessária para viver, mas o vinho exprime a abundância do banquete e a alegria da festa. Como é possível celebrar as núpcias e fazer festa se falta aquilo que os profetas indicavam como um elemento típico do banquete messiânico?

Jesus transforma a água em vinho

Jesus então disse aos serventes: “Enchei as ânforas de água. E as encheram até a borda. Disse-lhes novamente: “Agora tomai algumas e levai-as àquele que dirige o banquete”. Maria se dirige aos empregados e suas palavras coroam o quadro esponsal de Caná: “Façam o que Ele lhes disser”.

Maria – recordou o Papa – nos repete hoje a mesma coisa: “Tudo o que Ele lhes disser, façam-no”. Suas palavras são um legado precioso que a nossa Mãe nos deixou.

Maria confia nas palavras do Mestre e intercede por nós

“Servir o Senhor significa escutar e pôr em prática a sua palavra. É a recomendação simples e essencial da Mãe de Jesus, é o programa de vida do cristão. Para cada um de nós, beber daquela ânfora equivale a entregar-se à Palavra e aos Sacramentos para experimentar a graça de Deus em nossa vida”.

Terminando, o Papa improvisou algumas palavras, destacando uma experiência que certamente muitos já tiveram na vida:

“Quando estamos em situações difíceis, quando surgem problemas que não sabemos como resolver, quando muitas vezes sentimos ansiedade e angústia, quando nos falta alegria, vamos a Maria e digamos: “Não temos vinho. O vinho acabou: olha como eu estou; olha para o meu coração, olha para a minha alma”. Digam-no à mãe. E ela irá a Jesus e dirá: “Olha ele, olha ela: eles não têm vinho”. depois, ela virá a nós e dirá: “Tudo o que ele te disser, faça-o”.

Via Vatican News

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.