Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 07/06/2017

Papa Francisco: “Não há nenhum pai no mundo que nos ame como Deus”

Em sua catequese da Audiência geral desta quarta-feira, o Papa Francisco incentivou os cristãos a se dirigir a Deus como a um pai, pois “não há nenhum pai neste mundo que nos ame como Ele”.

Em sua catequese, o Santo Padre explicou o significado da oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, o Pai Nosso, “a oração cristã por excelência”. Nesse sentido, Francisco destacou a “simples invocação” com a qual começa: “Pai”.

O Pontífice destacou que os discípulos de Jesus “estavam assustados pelo fato de que, especialmente durante a manhã e a noite, se retirava para rezar e se submergia na oração”. Por este motivo, “um dia lhe pediram que também os ensinassem a rezar”. Foi então que o Senhor lhes ensinou o Pai Nosso.

“Todo o mistério da oração cristã se resume nesta palavra: ter a coragem de chamar Deus com o nome de Pai. É o que afirma também a Liturgia quando, convidando-nos à oração comunitária da oração de Jesus, utiliza a expressão ‘ousemos dizer’”.

O Bispo de Roma enfatizou como extraordinário chamar Deus de “pai”, porque “chamar Deus com o nome de Pai não é, de forma alguma, um fato normal. Podemos nos inclinarmos a utilizar um título mais elevado, um que nos parece mais respeitoso com sua transcendência. Entretanto, invocá-lo como ‘Pai’ nos situa em uma relação de confiança com Ele, como uma criança que se dirige a seu pai sabendo-se amada e cuidada por ele”.

Chamar Deus de Pai nos revela “o mistério de Deus, que sempre nos fascina e nos faz sentir pequenos, porém, não causa medo, não nos sufoca, não nos angustia. Esta é uma revolução difícil de acolher em nossa alma humana”.

“Pensemos na parábola do pai misericordioso”, propôs Francisco. “Jesus fala de um pai que só conhece o amor por seus filhos. Um pai que não pune o filho pela sua arrogância e que é capaz até mesmo de confiar a ele a sua parte de herança e deixá-lo ir embora de casa”.

“Deus é Pai, diz Jesus, mas não da maneira humana, porque não existe nenhum pai neste mundo que se comportaria como o protagonista desta parábola”.

Francisco recordou que “Deus é Pai a sua maneira: bom, indefeso diante do livre arbítrio do homem, capaz somente de conjugar o verbo ‘amar’. Quando o filho rebelde, depois de ter gastado tudo, finalmente retorna para casa, seu pai não aplica critérios de justiça humana, mas sente, antes de tudo, necessidade de perdoar, e com o seu abraço faz entender ao filho que durante o longo tempo de ausência, ele lhe fez falta”.

Assim, o Papa sublinhou a palavra utilizada por duas vezes por São Paulo em suas cartas: “abba”. “Trata-se de uma expressão ainda mais íntima em relação a ‘pai’, e que alguns traduzem como ‘papai, papaizinho’”.

“Queridos irmãos e irmãs: Já não estamos mais sozinhos! Podemos estar afastados, sermos hostis, podemos até mesmo dizer que ‘não há Deus’. Mas, o Evangelho de Jesus Cristo nos revela que Deus não pode estar sem nós: Ele nunca será um Deus ‘sem o homem’; é Ele que não pode estar sem nós, e isto é um grande mistério… Deus não pode ser Deus sem o homem: um grande mistério isto. E esta certeza é a fonte de nossa esperança, que está em todas as invocações do Pai Nosso”.

Francisco finalizou a catequese incentivando todos a pedir a Deus, ao Pai, por nossas necessidades cotidianas, porque “quando temos necessidade de sua ajuda, Jesus não nos pede para renunciarmos e nos fecharmos em nós mesmos, mas nos chama a nos dirigirmos ao Pai e pedir-lhe coisas com fé”.

“Todas as nossas necessidade, desde as mais evidentes e cotidianas, como a comida, a saúde, o trabalho, até aquelas como ser perdoados e sustentados nas tentações, não são o espelho de nossa solidão, pois existe um Pai que sempre nos olha com amor e que, seguramente, não nos abandona”, concluiu.

Por ACI Digital

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
online free course
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.