Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 24/04/2017

Papa Francisco na Divina Misericórdia: o fundamento da nossa fé é o perdão

O Papa Francisco presidiu a Oração do Regina Coeli e recordou que ontem se comemorou o dia da Divina Misericórdia que é a “pedra angular” da fé e é um instrumento contra a violência e o rancor.

“A misericórdia abre a porta da mente para compreender melhor o mistério de Deus e da nossa existência pessoal. Faz entender que a violência, o rancor, a vingança não têm qualquer sentido, e a primeira vítima é quem vive desses sentimentos, porque se priva da própria dignidade”.

Francisco explicou que “a cada domingo recordamos a ressurreição do Senhor Jesus, mas neste tempo depois da Páscoa o domingo tem um significado mais luminoso”.

“Jamais nos esqueçamos que a misericórdia é a pedra angular na vida de fé, e a forma concreta com a qual damos visibilidade à ressurreição de Jesus”.

O Pontífice assinalou que a missão da Igreja é “levar a todos o anúncio concreto do perdão” e este sinal “traz consigo a paz do coração e a alegria do encontro renovado com o Senhor”.

Francisco recordou que “no Jubileu do Ano 2000, São João Paulo II teve “a belíssima intuição” de dedicar o II domingo de Páscoa à Divina Misericórdia”.

“A misericórdia abre também a porta do coração e permite expressar a proximidade sobretudo aos que estão sós e marginalizados, porque os faz sentir irmãos e filhos de um só Pai”.

O Papa acrescentou que a misericórdia “aquece o coração e o torna sensível às necessidades dos irmãos com a compartilha e a participação. A misericórdia, enfim, compromete todos a serem instrumentos de justiça, de reconciliação e de paz”.

“Na tradição da Igreja, era chamado domingo “in albis” (alba). A expressão evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa e veste branca ofertada para a ocasião.

“E ainda hoje – continuou – os recém-nascidos recebiam uma pequena veste simbólica, enquanto os adultos colocam uma veste de verdade. Esta veste era usada por uma semana, até o domingo in albis, quando era retirada, e os neófitas iniciavam sua nova vida em Cristo e na Igreja”.

“Este domingo nos convida a retornar com força à graça que vem da misericórdia de Deus”, sublinhou ao falar novamente de misericórdia.

Por ACI Digital

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.