Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 22/03/2019

Papa Francisco motiva jovens a não esperarem o futuro para começar a agir

O Papa Francisco motivou, neste dia 21 de março, os jovens a “seguirem em frente com coragem e construir”, porque eles são o “hoje e não um ‘entretanto’ de Deus”.

O Pontífice pronunciou estas palavras durante a sua visita à sede da Fundação Pontifícia Scholas, onde participou de uma videoconferência com grupos de jovens no Panamá, Portugal, Romênia e nas cidades italianas de Milão e Pistoia. O Santo Padre agradeceu por estas iniciativas, porque “os jovens esperam propostas como estas”.

Sobre as recentes manifestações de jovens a favor da ecologia em diferentes países da Europa, o Papa recordou que “temos visto como jovens de diferentes partes do mundo foram às ruas para defender o meio ambiente, a terra”, e explicou que “os jovens têm um potencial inimaginável, são criativos, o que acontece é que na maioria das vezes eles não têm líderes que os conduzam, procuram do lado de fora e não percebem que o têm entre eles”, alertou.

“Os jovens não são o futuro, é preciso corrigir essa expressão, os jovens são o agora, o hoje, porque se pensamos que os jovens são o futuro, hoje o que são os jovens, um ‘entretanto’, um aguenta até que chegue a sua hora, enquanto isso perdem a força, perdem a ilusão e terminam domesticados, mal domesticados”, advertiu o Papa.

Nesta linha, o Santo Padre observou que “os jovens são o agora e têm que expressar-se agora, expressar-se positivamente, com criatividade, apenas o protesto não serve, a criatividade, e eu vejo que Scholas, fazendo o que faz, porque nem eles pensavam neste resultado, está semeando criatividade”, disse.

“Jovens, não esqueçam que são o agora, não são o futuro, o ‘entretanto’ de Deus. Não, vocês não são o ‘entretanto’ de Deus, são o agora de Deus, agarrem a tocha agora. Obrigado por isso, obrigado por seguirem em frente com coragem, não sair para protestar por protestar, mas se às vezes sair para protestar vale a pena, mas se fica apenas no protesto você não gera, não dá vida, por isso, convém protestar por alguma coisa, mas é necessário construir”, reafirmou Francisco.

Sobre o construir, o Santo Padre lhes disse que “vão errar mil e uma vezes, mas é melhor errar construindo do que errar com os braços cruzados. Animem-se, sigam em frente, vocês são o agora de Deus, o agora de Deus”.

Durante uma ligação que realizou com o mosteiro beneditino na cidade italiana de Pistoia onde as religiosas tinham entre 70 e 90 anos, o Papa disse que, apesar de sua idade, “foram capazes de entrar em diálogo com os jovens e este é o desafio de hoje, que jovens e idosos têm que enfrentar”.

Neste sentido, o Papa incentivou a “dialogar entre vocês, porque se os jovens seguem seu próprio caminho sem dialogar com os idosos perdem suas raízes, perdem o sentido da história, perdem a pertença, e os idosos, se não podem dar tudo, se sentem isolados e morrem tristes”.

“É tempo, como dizia o profeta Joel, que os idosos sonhem e que os jovens profetizem, mas são os jovens os que têm que fazer com que os idosos sonhem e essa freira com o mate na mão estava sonhando”, exclamou o Papa, que acrescentou que “são os idosos que têm que fazer com que os jovens profetizem”; por isso convidou a instaurar “esse diálogo que é fecundo, é um diálogo que vai dar-lhes raízes, e vai evitar que vocês sejam jovens líquidos, sem raízes, sigam em frente”.

No final, o Santo Padre concedeu sua bênção aos presentes e pediu a Cristo “que nos dê a graça de compreender onde está nossa sede, em qual parte de minha vida tenho sede”. “Peço-te, Senhor, pelos que entre nós, ou fora de nós, sentem que não têm sede, dê-lhes a sede, Senhor, não se pode viver sem sede, e também lhes dê a água para que possam saciá-la”, expressou.

Entre os participantes do encontro estava o cantor colombiano Sebastián Yatra, que entregou ao Papa uma música contra o cyberbullying.

Via ACI Digital

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.