Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 23/01/2019

Papa aos indígenas: “Sejam corajosos diante dos desafios que os circundam”

Em vídeo gravado em espanhol, o papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens do Encontro Mundial da Juventude Indígena (EMJI), evento que precede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá e que começou no dia 17 de janeiro na cidade de Soloy, capital da região indígena Ngäbe-Buglé, diocese de David. O encontro se encerra nesta segunda-feira, 21.

“Jovens indígenas, preservem suas culturas, suas raízes e delas, cresçam, floresçam, frutifiquem; celebrem a sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar das suas culturas originais, mostrem o rosto indígena da nossa Igreja no contexto da JMJ e afirmem o nosso compromisso de proteger a Casa Comum e de colaborar na construção de um outro mundo possível, mais justo e mais humano”, afirmou o papa.

O lema escolhido para este primeiro Encontro Mundial de Jovens Indígenas (Emji), que se realiza na esteira da encíclica Laudato Si’, é “Assumir a memória do nosso passado para construir com coragem a esperança”. Estas são as palavras que o papa dirigiu aos jovens voluntários no final da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, em julho de 2016.

Gratos pela história e corajosos diante dos desafios

Francisco agradeceu a iniciativa da Seção para a Pastoral Indígena da Conferência Episcopal do Panamá, apoiada pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), e convidou os milhares de jovens de diferentes populações indígenas presentes no encontro a “refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar de suas culturas originais”.

“Que esta seja a ocasião – continua o Pontífice – para responder ao convite, já dirigido aos jovens de outras épocas, a serem gratos pela história de seus povos e corajosos diante dos desafios que os circundam, para avançar cheios de esperança na construção de um outro mundo possível”.

Reagir à cultura do desperdício e ao esquecimento das raízes

Em relação aos temas abordados no encontro dos jovens indígenas até 21 de janeiro, o papa está convencido de que “estimularão a busca de respostas desde uma perspectiva evangélica, a tantas e tão escandalosas situações de marginalização, exclusão, desperdício e empobrecimento a que estão condenados milhões de jovens, especialmente jovens de povos indígenas, no mundo”.

Assumam suas raízes, mas projetem-nas no futuro

Na mensagem, o Papa Francisco saúda os jovens indígenas, marca com eles encontro no Panamá; e lhes concede sua bênção aos em língua quéchua: “Jatuaida, Jamorogodre”.

Uma aldeia indígena com stands, música e danças na JMJ

No dia 21 de janeiro, depois do encontro de Soloy, os jovens irão à Cidade do Panamá para participar da 34ª JMJ. Em um parque da cidade, está sendo preparada uma verdadeira aldeia indígena, com artesanato, música e dança.

Por Cristiane Murray, via Vatican News

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.