Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 05/12/2019

O Natal do Deus Conosco

web3-creche-christmas-jesus-tree-shutterstock

Mais uma vez somos chamados a nos preparar, com o Tempo do Advento, para celebrar o dia significativo na história da salvação, acolhendo em nosso coração o Menino Deus que vai nascer.

Jesus entra na história como uma frágil criança. É Deus que, esvaziando-se de Si mesmo, vem a nós e faz sua morada, assumindo nossa natureza humana em tudo, menos no pecado. Vem para trazer a luz, a paz e a salvação.

Essa festa deve muito ser celebrada, pois esse fato mudou o rumo da história da humanidade. O Verbo de Deus, a luz verdadeira, vem ao mundo para iluminar todos os homens (cf. Jo 1,9).

Papai Noel tornou-se o símbolo do Natal, e a festa do nascimento do Deus Menino, que nasceu numa simples manjedoura, pobre entre os pobres, na gruta de Belém, tornou-se um pretexto para um consumismo desenfreado.

Até mesmo entre nós católicos muitos sabem que celebraram o nascimento de Jesus, mas não se atêm à grandiosidade que envolve este fato.

Embora não se tenha certeza do dia exato do nascimento de Jesus, comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, como a grande festa do aniversário de Jesus. A festa do Natal é de fundamental importância para o cristianismo pois celebra-se a encarnação de Deus feito homem (Jo 1, 14). Jesus, o Emanuel, Deus Conosco que entra na história sendo com frágil criança. E Deus, esvaziando-se de si mesmo, vem a nós assumindo nossa condição humana em tudo, menos no pecado. Vem para trazer a luz, a paz, a salvação.

Este é o significado por excelência do Natal cristão, porém ao longo da história, devido a onda excessiva de consumismo, o sentido dessa festa foi se perdendo.

Por que celebrar o Natal?

A cada ano somos chamados por Deus a celebrar esse dia significativo na história da salvação, porque Natal é renovação.

No tempo do Natal as pessoas se tornam mais solidárias, nesta época de Natal existe um clima diferente. Porque a cada ano somos chamados a enxergar uma realidade: Natal é Natal porque Jesus nos dá esse presente. Parece obvio, mas o mundo se torna melhor nesse tempo porque os homens recebem uma graça de Deus. A vida recebe um enfeite e as pessoas ficam com coração mais mole. A cada ano Deus nos concede este momento de humanização. A ressurreição é o momento da eternização do humano e o Natal é a humanização do eterno. E, ao celebramos o eterno no humano, nos tornamos melhores.

No Natal temos a possibilidade de celebrar o que há de mais bonito: o rosto mais lindo da face humana, Deus em nós.

Por isso, deixe que a graça de Deus faça aflorar o sorriso mais largo, o olhar mais profundo, as palavras mais doces. Deixe aflorar o belo que há em você, o Deus materializado em você.

Viva em toda sua plenitude essa experiência do amor de um Deus que trouxe para nós o salvador.

Natal com Jesus é Natal!

Por Pe. Reginaldo Manzotti, via Aleteia

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X