Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 16/03/2018

No contexto da missão, três encontros movimentam bispos e lideranças

Três encontros são promovidos pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período de 15 a 20 de março, em Brasília (DF). A jornada intensiva de atividades começa com o encontro da comissão com os bispos referenciais da missão nos regionais da CNBB. Na sequência, a Assembleia anual do Conselho Missionário Nacional (Comina) e, depois, o Encontro da missão Ad Gentes.

Referenciais

Os três encontros acontecem na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília. O dos bispos referenciais teve início na noite desta quinta-feira,15, e segue durante o dia de hoje com vários assuntos na pauta, entre eles os “ecos do 4º Congresso Missionário Nacional” e a preparação para o 5º Congresso Missionário Americano; o acompanhamento da animação e cooperação missionária em nível regional; o projeto Igrejas-irmãs; o programa missionário nacional; e a formação missionária para formadores e reitores de seminários.

Durante este encontro, os bispos que conduzem a ação missionária nos 18 regionais da CNBB também avaliam as atividades, apreciam proposta de elaboração do Programa Missionário Nacional e refletem sobre os desafios e sugestões para o trabalho da Comissão.

Assembleia do Comina

Com o tema “Processo de planejamento em vista do Programa Missionário Nacional”, a 35ª Assembleia do Comina acontece de 16 a 18 de março. Além dos bispos, estarão presentes os responsáveis pelos Conselhos Missionários Regionais (Comires).

O objetivo do encontro é desencadear, à luz da reflexão realizada no 4º Congresso Missionário Nacional, realizado em Recife (PE), o processo de planejamento em vista do Programa Missionário Nacional.

A carta convocatória da assembleia destaca a necessidade de envolver os Comires “no processo de estudo e apresentação de soluções articuladas para as questões missionárias de maior relevância em nível nacional, projetando o futuro para uma Igreja defensora da vida, servidora e missionária”.

Tal indicação é uma resposta à exortação expressa pelos(as) participantes do 4º Congresso Missionário Nacional, realizado no ano passado na capital pernambucana:

“A realidade cobra-nos uma ação missionária vigorosa, transformadora, libertadora. Revigorados pelo espírito da Conferência de Medellín que, há 50 anos, deu à Igreja Latino-americana o rosto de uma Igreja em saída, pobre, missionária e pascal, somos motivados a vencer a tentação da indiferença, do comodismo, do desencanto, do desânimo e do clericalismo presentes em muitas de nossas comunidades. Somos guiados pela fé e pela esperança cristãs capazes de reacender, no coração de todos, a chama do amor pela vida, pela justiça e pela paz” (Mensagem do 4º Congresso Missionário Nacional).

Alguns momentos da programação da assembleia foram reservados para a partilha de experiências missionárias, como a realizada há 25 anos em Moçambique.

Missão Ad gentes

O terceiro encontro da série com os agentes e referenciais da missão da Igreja no Brasil acontece após a assembleia do Comina, também na sede das POM, em Brasília, de 18 a 20 de março. Voltado para a reflexão e o aprimoramento da missão Ad Gentes (para os povos) “um caminho de sensibilização, cooperação e conversão pastoral missionária”.

São motivações para este momento de partilha, avaliações e aprofundamento das experiências missionárias o centenário da promulgação da Carta apostólica “Maximum illud” (30 de novembro de 2019), do papa Bento XV, e o mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo papa Francisco para outubro do próximo ano. A carta apostólica centenária foi um texto com o qual o então pontífice quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho.

Neste sentido de celebrações, o papa Francisco quer despertar “em medida maior” a consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

Este encontro é construído em parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM).

Por CNBB

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.