Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 30/05/2019

Não se perturbe o vosso coração

O evangelista São João apresenta um longo colóquio de Jesus com os apóstolos no contexto da última ceia (cf Jo 13-17). É o momento das últimas instruções e recomendações e também da despedida. Jesus sabia que havia chegado a hora “de passar deste mundo para o Pai” (Jo 13,1) e, por isso, deixou aos seus apóstolos o seu “testamento espiritual”, cheio de ensinamentos fortes sobre a ligação profunda dele com os discípulos, sobre o novo modo de vida que deles e sobre a missão que deverão desempenhar depois dele.

Jesus percebeu a ansiedade deles, que se davam conta de que o Mestre os iria deixar; por isso os confortou com a certeza de que não os abandonaria nem os deixaria sozinhos. Prometeu-lhes a assistência constante do Espírito Santo e pacificou seus corações. “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (Jo 14 27). Perturbação e temor podiam vir por muitos motivos mas, nesse caso, parece que o medo maior dos discípulos era o de não darem conta da missão sem o Metre e terem de enfrentar muitas dificuldades.

Com grande probabilidade, quando S.João escreveu o seu Evangelho, já havia chegado para as comunidades da Igreja nascente o tempo das perseguições e do martírio. Recordar essas palavras de Jesus era também para proporcionar conforto e coragem para os cristãos perseguidos e temerosos, expostos a muitas perturbações e confrontados com a tentação de abandonar a fé. Essas palavras do Evangelho também trouxeram conforto e coragem para os cristãos, que em todos os séculos tiveram de enfrentar perturbações, perseguições e martírios.

Em nossos tempos, os discípulos de Cristo estão sendo novamente confrontados com situações difíceis. Não faltam motivos para perturbações e temores de todo tipo e não faltam aqueles que causam essas desorientações no seio das comunidades da Igreja. Nada de novo. Há também “profetas da desgraça” que anunciam o fim da Igreja Católica e não é a primeira vez na História. Mais vezes, houve até quem chegou a estabelecer “prazos” para o fim da Igreja Católica… Outros colocam em dúvida a autoridade do Papa e dos bispos sobre a Igreja e sobre a autenticidade do seu ensinamento sobre questões de fé e moral, arriscando o exercício de um “magistério paralelo” e criando muita perplexidade e confusão no meio do povo, e não apenas dentro da Igreja.

A esses, seria importante lembrar o que escreveram os apóstolos a propósito de falsos pregadores, que começaram a ensinar coisas contrárias ao ensinamento dos próprios apóstolos: “ficamos sabendo que alguns causaram perturbações com palavras que transtornaram o vosso espírito. Eles não foram enviados por nós” (At 15,24). O pregador que vai com a própria autoridade, e não como um “enviado”, carece de autenticidade e prega a si mesmo. Para ser uma pregação autêntica da fé católica, ela precisa estar em sintonia com o ensinamento dos apóstolos. Uma pregação isolada, subjetiva e dissonante com o ensino do Magistério da Igreja, por mais que seja eloquente e aliciadora, não deve ser logo acolhida. A autenticidade da “doutrina dos apóstolos” é confirmada pela sua sintonia e comunhão com a palavra do Magistério da Igreja, exercido pelo Papa e pelos bispos em comunhão com ele.

Mas há também podem aparecer outros motivos de medo e perturbação, como a insegurança econômica e social, a fragilidade das estruturas sociais e políticas, ou a sua escassa confiabilidade, ou mesmo a constante ameaça da violência difusa, dos problemas da saúde… É então é preciso que não esqueçamos as palavras de Jesus: não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração… “Eu estarei sempre com vocês até o fim dos tempos!” (cf Mt 28,20). Devemos ser testemunhas da fidelidade a Jesus Cristo e da confiança inabalável nas suas promessas. Ao mesmo tempo, somos testemunhas da esperança no mundo, que não necessita de mais perturbações e incertezas, mas de esperança segura.

Por Cardeal Odilo P. Scherer – Arcebispo Metropolitano de de São Paulo (SP), via CNBB

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.