Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 07/12/2018

Motu Proprio do Papa: nova lei do Estado da Cidade do Vaticano

O Papa Francisco anunciou que uma nova lei do Governo do Estado da Cidade do Vaticano vai entrar em vigor em 7 de junho de 2019. O Motu Proprio foi divulgado na quinta-feira (6), mas é datado de 25 de novembro, Solenidade de Cristo Rei. A nova normativa substitui aquela aprovada por João Paulo II no ano de 2000 e que está em vigor desde fevereiro de 2001.

Uma reforma a serviço da Igreja

O Santo Padre, desde o início do seu pontificado, advertiu sobre “a necessidade de uma reorganização geral” do Governo do Estado da Cidade do Vaticano para melhor responder “às exigências atuais, ao serviço da Igreja e à finalidade institucional”. A reforma legislativa, recorda o Papa, segue os princípios da racionalização, economicidade e simplificação, e os critérios da funcionalidade, transparência, coerência normativa e flexibilidade organizativa.

Uma comissão foi formada para redigir a nova lei, com trabalhos que começaram em março de 2017 e seguiram periodicamente até julho deste ano. O Papa confiou as atividades ao Cardeal Giuseppe Bertello, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado do Vaticano e também presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

Redução das Direções e dos Organismos Centrais

De acordo com esses objetivos, a nova lei prevê a redução dos organismos atualmente em funcionamento. De 9 Direções, a normativa reduz para 7: Infraestrutura e Serviços, Telecomunicações e Sistemas Informáticos, Economia, Serviços de Segurança e Proteção Civil, Saúde e Higiene, Museus e Bens Culturais, e Vilas Pontifícias; além do Observatório Astronômico do Vaticano (também conhecido como Specola Vaticana) como organismo científico. Já os Organismos Centrais passam dos 5 atuais para 2: Departamento de Pessoal e Departamento Jurídico.

Nova lei institui uma Unidade de Controle e Inspeção

A transparência deve ser seguida com uma maior e consciente responsabilidade pelos dirigentes dos organismos operacionais com a instituição de uma Unidade de Controle e Inspeção no âmbito do Governatorato. Essa nova figura terá tarefas específicas para verificar o cumprimento das normativas e de avaliar a eficiência das atividades dos próprios organismos.

Descentralização moderada

A nova lei prevê uma descentralização moderada das funções e responsabiliza os titulares das Direções e dos Departamentos pelos resultados alcançados diante dos objetivos atribuídos, pela segurança dos locais de trabalho e pela proteção dos dados.

Além disso, a normativa dá máxima atenção à capacidade dos funcionários, direcionando um interesse especial à complexidade e ao grau das funções exigidas por cada uma das estruturas e por seus responsáveis, sobretudo aos dependentes de quem se espera um serviço comprometido e unido à exigência de requalificação das competências.

Via Vatican News

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.