Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 17/12/2018

Matricule-se na escola do perdão

Se partirmos do princípio de que numa escola se aprende, se é lá o local de saber o que é e como fazer, então, afirmo que sim, o perdão é uma verdadeira escola de formação permanente com lições que se aprendem na prática da vida e não com teorias.

O perdão não é um sentimento, mas uma decisão. Ele exige de nós uma atitude que nos “rasga” o coração, diminui nosso orgulho e derruba nossas razões. Certamente, não é esquecer o fato ou a pessoa que o machucou. Por mais que se tente, não é possível fazê-lo. Perdoar é colocar entre você e quem o feriu o Mestre do perdão e do amor. Sabe perdoar quem aprende a amar.

É possível perdoar!

No Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, no número 595, temos esta instrução: “Ora, mesmo se para o homem pareça impossível satisfazer essa exigência, (o perdão) o coração que se oferece ao Espírito Santo pode, como Cristo, amar até o extremo do amor, mudar a ferida em compaixão, transformar a ofensa em intercessão. O perdão participa da misericórdia divina e é um ponto alto da oração cristã” (conf. CIC 2840-2845-2862).

Posso acreditar nisso quando contemplo histórias de vida, como a sua, como a minha, que são repletas de exemplos de superação, nas quais o perdão parecia impossível de acontecer, mas ele aconteceu. Aquele pai que perdeu as duas filhas, por exemplo, e perdoou o assassino, poderia ser você ou eu.

Quem não conhece uma história dessas também? É provável que você se recorde de alguém que conheça ou você mesmo tenha passado por situações semelhantes ou muito próximas a essas, pois as situações da vida acabam sendo enormes salas de aula, nas quais somos convidados a viver o ensinamento do perdão ou sair da sala e enfrentar as consequências do não aprendizado. São histórias reais, de pessoas reais. O que as torna diferentes? Aquela escola de perdão onde estão matriculados.

Quer fazer parte dessa escola?

Mateus 18,21: “Senhor, quantas vezes devo perdoar? Até sete vezes?”. “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

Eis o segredo: perdoar a vida inteira. Nas pequenas circunstâncias ou nas grandes, na circunstância máxima da sua vida, perdoar. Nessa escola não há “cola”, mas a prática. Porém, atenção: essa não é uma escola para os fortes, mas para os fracos, que precisam do auxílio da graça divina para superar as fraquezas e fortalecer os propósitos.

Essa escola está sempre de matrículas abertas, não há número de vagas, e o ano letivo durará a vida inteira, pois sempre teremos uma lição nova a aprender, sempre teremos uma pessoa nova a perdoar. Eu espero encontrá-lo na próxima aula.

Por Equipe de colunistas do Formação Portal, via Canção Nova

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X