Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 11/10/2016

Mãos levantadas

thumbNa travessia do deserto para a conquista da terra prometida, o povo judeu, com a liderança de Moisés, teve que enfrentar, além de tudo, combatentes de diversos povos. Um deles foi o dos amalecitas. Para isso, como em oração, Moisés ficou de mãos levantadas. Durante esse tempo os judeus prosseguiam vencendo os inimigos. Às vezes ele se cansava e não conseguia erguer as mãos. Nesse tempo os amalecitas venciam. Por isso, foram colocadas pedras para apoiar as mãos de Moisés. Então, os adversários foram definitivamente derrotados (CF. Êxodo 178-13).

As orações são como as mãos erguidas com o suporte da fé, mostrando que não temos armas para o combate, se não a confiança em Deus e o compromisso de buscar nossa libertação com a força dele, aceitando a liderança de quem Ele colocou à frente de sua Igreja. Assim temos a segurança de andarmos na direção da vitória e da conquista da vida plenamente realizadora do projeto divino.

Paulo fala sobre a necessidade de se viver com firmeza na verdade que recebemos e aprendemos das Sagradas Escrituras, com o ensinamento dele e dos demais apóstolos (Cf. 2 Timóteo 3,14-4,2). Hoje, numa sociedade de muito relativismo, há a tentação de se aceitar qualquer ideia ou ensinamento, não se atendo à sua autoridade competente, fonte de veracidade. Jesus, para nos dar garantia sobre a verdade e a sabedoria dele, dá autoridade a seus apóstolos para ensinarem em seu nome: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita é a mim que rejeita” (Lucas 10,16).

É bom lembrar que os apóstolos têm a incumbência de mostrar o significado das Sagradas Escrituras: Elas não são de interpretação particular (Cf. 2 Pedro 1,20-21).

Jesus narra a parábola da viúva que, injustiçada, implorou a um juiz que lhe fizesse justiça. Ele não queria ouvi-la, mas, depois de tanta insistência, resolveu atendê-la. Do mesmo modo, Deus atende nossas súplicas perseverantes, mas devemos manifestar nossa total confiança nele (Cf. Lucas 18,1-8). A fé não pode ser apenas uma relação puramente vertical com Deus. Com as hastes da cruz, há uma vertical e outra horizontal. Aliás, o evangelista João lembra que não adianta dizer que se ama a Deus se não se ama o semelhante. Assim, a oração deve levar a pessoa a se relacionar confiantemente com Deus, mas também tendo atitude de compromisso de fazer sua vontade. É como o suporte das pedras sob as mãos levantadas de Moisés.

Às vezes as mãos ou nossa fragilidade humana ficam pesadas. Não à atoa precisamos de nos ajudar mutuamente. A oração em comunidade nos dá suporte ainda maior. O próprio Jesus fala que, quando dois ou mais estiverem unidos em oração, Ele está no meio. Vale a pena usarmos nossa religiosidade de compromisso com a comunidade. Sozinhos somos muito fracos para superarmos tantos problemas e desafios na família, no trabalho e em todo o convívio social. Por isso, é que Jesus instituiu sua Igreja, para nos dar força e sustentação em nossa fé.

Por Dom José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros (MG)

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
online free course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.