Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 28/05/2018

Julho das juventudes: riqueza e diversidade na evangelização juvenil no Brasil

As diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil estão sintonizadas a partir do projeto IDE. Jovens de congregações religiosas, da Pastoral da Juventude no Meio Popular, de Movimentos e Novas Comunidades e também os de grupos paroquiais estarão reunidos no próximo mês de julho, cada expressão a partir de seu carisma, mas todos em comunhão por meio do projeto de evangelização proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

É o “Julho das juventudes”. No mesmo mês, quatro encontros de diferentes expressões juvenis. “Reuniremos nesses encontros nacionais em torno de 2 mil lideranças, o que é uma coisa maravilhosa e que nos ajuda a impulsionar o trabalho com jovens em nosso país”, comenta o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso.

A proposta de realização desses grandes eventos no mesmo ano veio da Comissão para a Juventude da CNBB. É por isso que, desde janeiro, com o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (PJ), realizado em Rio Branco (AC), acontecem os eventos relacionados à Pastoral Juvenil. No mês de julho, em Goiânia, haverá o Congresso Nacional da Pastoral da Juventude no Meio Popular. No Rio de Janeiro (RJ), o Encontro Nacional dos Movimentos e Novas Comunidades. E em São Paulo (SP), o Encontro Nacional das Congregações que trabalham com jovens e o primeiro Encontro Nacional dos grupos jovens paroquiais.

Tudo isso, de acordo com dom Vilsom, “mostra a riqueza e a diversidade” da juventude católica no Brasil. “E mostra as possibilidades que temos de chegar onde o jovem está. Temos a PJ nas comunidades, no meio popular, nas escolas, a rural, temos os movimentos que estão espalhados em todos os pais, novas comunidades, congregações que trabalham com jovens e temos os grupos jovens paroquiais, que é uma nova expressão”, conta.

 realização dos eventos em um período próximo está relacionada à proposta evangelizadora do projeto IDE, que é o “rumo comum para todas essas expressões juvenis”, assim como o Rota 300, realizado entre 2015 e 2017. O objetivo é alcançar os milhares de grupos de jovens e diferentes expressões juvenis que ajudam a chegar de fato onde o jovem está. “Ali queremos que chegue a alegria do evangelho, a beleza de Jesus Cristo e o caminho que ele propõe”, afirma dom Vilsom.

A nova iniciativa, aprovada em setembro do ano passado, conta com os projetos de missão, formação, de estruturas de acompanhamento, de ecologia e políticas públicas, abrangendo, segundo dom Vilsom, a missão dentro e fora da Igreja.

“O jovem sendo fermento na massa, presença de Deus e da Igreja em todos os ambientes onde eles vivem. A partir de uma experiência com Jesus, que muda as suas vidas, eles levam também esse testemunho de vida feliz, seguindo Jesus, para os jovens com quem eles encontram”, ensina o prelado dehoniano.

Saiba mais sobre cada evento:

5º CONGRESSO DA PJMP
Será realizado de 9 a 13 de julho, na paróquia Nossa Senhora da Terra, em Goiânia (GO), e terá o objetivo de refletir sobre a caminhada pastoral e seus desafios, celebrar a fé e a vida dos jovens do meio popular e reunir todos (as) os que partilham desta mística e espiritualidade libertadoras de Jesus Cristo.

O tema escolhido é “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e o lema “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade”. As inscrições podem ser realizadas no site da PJMP, onde também há mais informações sobre o evento: https://www.pjmp.org/5congressopjmp

ENJMC – Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades
O Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades será realizado no Rio de Janeiro, de 11 a 15 de julho. O tema proposto é “Chamados e enviados para serem profetas das nações”, convidando a juventude para a constante experiência Missionária. As inscrições também vão até o dia 15 de junho.

Poderão participar de 10 a 15 líderes jovens por Movimentos e Novas Comunidades, entre 18 e 29 anos, além de um assessor adulto de cada expressão. Informações no hotsite do evento. https://jovensconectados.org.br/enjmc/

ENC – Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações 
O evento reunirá lideranças juvenis de Congregações Religiosas e os adultos responsáveis, de todo o país e das mais diversas expressões eclesiais. De acordo com a equipe organizadora, vivenciando a unidade na diversidade, estes jovens são chamados a partilhar de suas experiências e a ouvirem o que a Igreja do Brasil tem a oferecer na Evangelização para a Juventude.

Será de 20 a 22 de julho, no Colégio Santa Terezinha, em São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho. Informações no hotsite do evento https://jovensconectados.org.br/enc/

Conecta – Encontro Nacional de Líderes de Grupos Jovens Paroquiais
Com o tema “Eis-me aqui Senhor”, o encontro reunirá jovens de diferentes paróquias do Brasil. Uma das propostas do evento é aprofundar o conhecimento do Projeto Ide, motivando as lideranças de grupos jovens de todo o país a contribuírem com ideias e ações que facilitem e promovam a aplicação do projeto nas muitas dioceses e paróquias do Brasil.

Será de 20 a 22 de julho de 2018, também no Colégio Santa Terezinha, em São Paulo (SP). São esperadas lideranças juvenis e os assessores adultos dos Grupos Jovens Paroquiais, pastoral dos Adolescentes e do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC). Inscrições também até 15 de junho. Informações no hotsite do evento. https://jovensconectados.org.br/conecta/

Por CNBB

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.