Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 07/02/2020

Inscrições abertas ao Seminário sobre proteção de crianças e adolescentes na Igreja

Semin-rio-Curando-suas-Feridas-1200x762-c

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Seminário Internacional “Sanando as próprias feridas”, que será realizado na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), de 23 a 27 de abril deste ano. O encontro organizado pela Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) tem como foco a proteção de menores vítimas de abusos sexuais na Igreja.

A proposta desta segunda edição é dar continuidade à discussão iniciada no ano passado sobre os abusos sexuais cometidos por membros da igreja e suas repercussões com um aprofundamento da desta temática, com ênfase em três eixos:

1 – Escuta e cuidado das vítimas no seu aspecto pastoral, espiritual e psicológico, visando à cura das feridas e a reconciliação;
2 – Enfrentamento de casos específicos de denúncias e seus aspectos jurídico e canônico;
3 – Orientação na elaboração de diretrizes para a proteção da criança e do adolescente em cada congregação e ordem religiosa, comunidade nova, movimento eclesial.

O intuito do seminário é de atender o pedido do Papa Francisco de conversão e de promoção de ações concretas, expresso na Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo, em latim) – publicada em maio de 2019. O documento apresenta novas normas para combater os abusos sexuais e garantir que bispos e superiores religiosos prestem contas de suas ações.

De acordo com a coordenação do evento, com esta iniciativa espera-se, de fato, contribuir para que as comunidades estejam melhor preparadas para prevenir e ou enfrentar esses fenômenos à luz daquilo que o evangelho e a Igreja orientam.

Em 2019, o encontro reuniu 320 pessoas das coordenações da Fazenda da Esperança de diversos países, religiosos e convidados como psicólogos, advogados, juristas e diversos membros da Clínica ADI-TIP (Abordagem Direta do Inconsciente), de Belo Horizonte (MG).

O seminário vai contar com a assessoria dos membros da Comissão Pontifícia para a Proteção do Menor, Teresa ketelkamp, irmã Kayula Lesa e Nelson Giovanelli; o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel; o bispo de Santo Amaro, dom José Negri; a presidente da CRB, irmã Maria Inês; padre Joel Pralong; Dra. Maria Clara Jost de Moraes e equipe de Psicólogos TIP/ADI; o advogado da CNBB, Hugo Sarubbi Cysneiros; José Evilásio Vieira e Estevão Duarte.

Para participar é preciso fazer a sua inscrição clicando neste link: portalfazenda.org/protecao

Via CNBB

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.