Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 18/01/2019

Inicia hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2019 (que no Brasil é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes) foi preparada pelos cristãos da Indonésia. Com uma população de 265 milhões, 86% dos quais se identificam como muçulmanos, a Indonésia é bem conhecida como o país que tem a maior população muçulmana. No entanto, 10% dos indonésios são cristãos de tradições diversas.

Textos preparados pelos cristãos da Indonésia

“A corrupção – segundo o texto preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – se manifesta de muitas maneiras. Ela infeta a política e os empreendimentos, frequentemente com consequências devastadoras para o ambiente. Em particular, a corrupção enfraquece a justiça e a implementação da lei. Com frequência, os que se supõe que deveriam promover a justiça e proteger os fracos fazem o oposto. Como consequência, a distância entre os ricos e os pobres tem aumentado; e assim, um país rico em recursos tem o escândalo de muitas pessoas vivendo na pobreza”.

Ser verdadeiramente justos

Para os cristãos indonésios, as palavras de Deuteronônio “Procurarás a justiça, nada além da justiça” refletem fortemente sobre sua situação: “As comunidades cristãs num ambiente assim se tornam, de um modo novo, conscientes de sua unidade quando partilham uma preocupação comum e buscam uma resposta comum para uma realidade injusta. Ao mesmo tempo, diante dessas injustiças, somos obrigados, como cristãos, a examinar as situações em que nos tornamos cúmplices. Somente dando total atenção à prece de Jesus “para que eles sejam um” podemos testemunhar a vivência da unidade na diversidade. É através de nossa unidade em Cristo que seremos capazes de combater a injustiça e atender às necessidades das vítimas”.

Chamados a rezar

“Também neste ano, na audiência geral da quarta-feira 16 de janeiro o Papa Francisco disse: “Devemos rezar para que todos os cristãos voltem a ser uma só família, coerente com a vontade divina, que quer “que todos sejamos um” (Jo 17, 21). O ecumenismo não é uma coisa opcional. A intenção (da iniciativa) será amadurecer um testemunho comum e concertado na afirmação da verdadeira justiça e no apoio aos mais fracos, através de respostas concretas, adequadas e eficazes”.

Via Vatican News

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X