Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 23/01/2020

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue para Encontro Internacional

Nossa-Senhora-de-Nazar-culto-1200x762-c

Foto de Capa: Salim Wariss

A Comitiva paraense que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré embarcou na noite da última terça-feira, 21 de janeiro, rumo ao Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece entre os dias 24 a 26 de janeiro, na cidade de Nazaré, em Portugal. A iniciativa integra o lançamento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora de Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Autoridades e representantes da arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário de Nazaré e do Governo do Estado do Pará integram o grupo. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, ícone da procissão que ocorre na capital paraense e congrega mais de dois milhões de pessoas todos os anos, estará participando das atividades no país lusófono. Será também um momento de visita e possibilidade da comunidade brasileira, residente em Portugal, de venerar a imagem da Rainha da Amazônia que, dentro do culto à Virgem de Nazaré, é símbolo da maior procissão do mundo.

Chegando nesta quarta-feira, 22, no aeroporto de Lisboa, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recepcionada por autoridades portuguesas, e em seguida, conduzida para o Museu dos Jerônimos, onde ficará exposta para veneração até a próxima sexta-feira, 24, data de início do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, no Santuário de Nazaré.

No sábado, dia 26, e domingo, dia 27, a programação do encontro contará com palestras e conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil. O governador do Pará, Helder Barbalho, a Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal e o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, estarão em algumas destas conferências.

Círio de Nazaré

A UNESCO, em 2013, já reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Desta vez, o objetivo é ampliar e fomentar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em diversas partes do mundo onde este culto existe. Em um trabalho de mapeamento feito por conta do dossiê, requisito para a candidatura, foram mapeados mais de 270 locais de culto de Nossa Senhora de Nazaré, entre igrejas, capelas, círios, festividades, santuários, escolas e obras sociais. E embora existam algumas referências no espaço lusófono africano, como em Angola (igreja em Luanda) ou São Tomé e Príncipe (capela com culto), é realmente em Portugal e no Brasil que este fenômeno tem mais expressão.

Mais informações no site: https://cultosenhoradanazare.org/

Via CNBB com informações do regional Norte 2

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download WordPress Themes
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.