Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 20/09/2019

Francisco: o Direito Canônico é essencial para o diálogo ecumênico

cq5dam-thumbnail-cropped-1000-563-4

O Papa Francisco recebeu em audiência na quinta-feira (19/09), na Sala Clementina, no Vaticano, oitenta participantes do encontro promovido pela Sociedade de Direito das Igrejas Orientais.

A entidade, que completa cinquenta anos de fundação, este ano, foi fundada pelo pe. Ivan Žužek, em Roma, em 1969, pouco depois do Concílio Vaticano II. Tem como membros professores e especialistas em Direito Canônico. Pe. Ivan trabalhou muito no Código dos Cânones das Igrejas Orientais.

O Papa agradeceu a visita da sociedade, ao Vaticano, ressaltando que o jubileu da corporação ofereceu-lhe a alegria de rever o seu querido irmão o patriarca Bartolomeu, primeiro vice-presidente da Sociedade de Direito das Igrejas Orientais.

Direito Canônico e diálogo ecumênico

“A atividade de estudo da Sociedade, que integra especialistas de várias Igrejas, Orientais católicas, Ortodoxas e Ortodoxas orientais, é de fundamental ajuda ao diálogo ecumênico. Quantas coisas aprendemos uns dos outros! Em todos os âmbitos da vida eclesial: na Teologia, na vida espiritual e litúrgica, na atividade pastoral e, obviamente, também no Direito Canônico”, sublinhou Francisco.

“O Direito Canônico é essencial para o diálogo ecumênico. Muitos dos diálogos teológicos que Igreja Católica conduz, em particular com a Igreja Ortodoxa e as Igrejas Ortodoxas Orientais, são de natureza eclesiológica. Possuem também uma dimensão canônica, uma vez que a eclesiologia se expressa nas instituições e no direito das Igrejas. Portanto, é claro que o Direito Canônico não é somente uma ajuda ao diálogo ecumênico, mas é uma dimensão essencial. O diálogo ecumênico também é um enriquecimento para o Direito Canônico.”

Encontrar caminhos rumo à unidade plena

A seguir, o Papa citou como exemplo a sinodalidade.

“A sinodalidade, traduzida em certas instituições e procedimentos da Igreja, mostra bem a dimensão ecumênica do Direito Canônico. Por um lado, temos a possibilidade de aprender da experiência sinodal de outras tradições, especialmente das Igrejas Orientais. Por outro, é claro que a maneira como a Igreja católica vive a sinodalidade é importante para as suas relações com os outros cristãos. É um desafio ecumênico. De fato, «o compromisso de edificar uma Igreja sinodal, missão à qual todos somos chamados, cada um na função que o Senhor lhe confiou, está repleto de implicações ecumênicas».”

Francisco concluiu o seu discurso, afirmando que “baseando-se no patrimônio canônico comum do primeiro milênio, o diálogo teológico atual entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa busca uma compreensão comum do primado e da sinodalidade, e de suas inter-relações, a serviço da unidade da Igreja. O seu estudo também tem uma dimensão sinodal. Vocês caminham juntos, e na escuta recíproca, confrontam suas tradições e experiências a fim de encontrar caminhos rumo à unidade plena”.

Via Vatican News

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.