Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 22/08/2017

Encontro Mundial das Famílias de Dublin: “Família, alegria para o mundo”

“O Evangelho da Família: alegria para o mundo”: este é o tema do 9º Encontro Mundial das Famílias. Nesta segunda-feira, (21), no Santuário de Knock, na Irlanda, foi apresentado o itinerário de preparação para o evento. A manifestação internacional, desejada por João Paulo II, e que se realiza a cada três anos, será organizada em Dublin de 21 a 26 de agosto do próximo ano. Ilustraram os encontros e conteúdos, o Arcebispo Diarmuid Martin, e o Padre Timothy Bartlett, Secretário Geral do encontro.

Em uma carta de 25 de março, o Papa Francisco convidou aqueles que irão organizar e participar do encontro a aprofundarem “o ensinamento de “Amoris laetitia”, com o qual a Igreja quer que as famílias estejam sempre em caminho, naquele peregrinar interior que é manifestação de vida autêntica”.

Padre Paolo Gentili, Diretor do escritório nacional da Pastoral da Família da Conferência Episcopal Italiana, fez parte de uma das equipes internacionais que ajudaram a preparar o encontro:

“Pela primeira vez, o comitê organizador decidiu convocar todas as equipes das várias conferências episcopais do mundo. Alguns meses atrás, precisamente neste encontro, em que se viveu a fraternidade, nos dividimos em grupos linguísticos e começamos a refletir sobre o tema, sobretudo a preparar o espírito de acolhida de tantas famílias que gostariam de participar”.

Os organizadores também criaram o programa “Amoris. Vamos falar sobre a família! Somos família!”: um itinerário que, a partir da “Amoris laetitia, oferecerá às paróquias de todo o mundo, conteúdos de vídeo, textos, animações e atividades para colocar-se a caminho do encontro de 2018. E destaca Padre Paolo:

“A Igreja da Irlanda há uma participação que, nos últimos anos, caiu drasticamente. É uma Igreja em busca, que também está ensinando métodos novos, o clima doméstico. Muitas vezes temos uma paróquia que é muito baseada em estruturas, sobre encontros que são feitos, sobre os caminhos que se propõem, mas isso não é suficiente. Precisamos de mais: entrar nas casas e viver a vida cotidiana da vida familiar de forma mais próxima, descobrindo a dinâmica do Evangelho como motor. Talvez hoje encontramos na família a resposta, não tanto o problema a ser resolvido mas, verdadeiramente a fissura que mostra uma luz para ser uma nova comunidade que perfuma de Evangelho familiar”.

Os momentos previstos no programa do 9º Encontro Internacional serão: no dia 21 a inauguração em todas as dioceses irlandesas, de 22 a 24, o Congresso, dia 25 o Festival das Famílias e no dia 26 a Missa de encerramento.

Por Rádio Vaticano

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.