Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 02/10/2019

Em Aparecida (SP), Igreja no Brasil dá início ao Mês Missionário Extraordinário

MME1-1200x762-c

A Igreja no Brasil lançou nacionalmente, em 1º de outubro, com uma missa no Santuário de Aparecida (SP), o Mês Missionário Extraordinário. A santa missa, com início às 9h, foi presidida pelo bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O mês Missionário Extraordinário foi proclamado pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade. Todo o mês será voltado para a reflexão do tema ‘Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo’. A pedido do presidente da celebração, os fiéis ecoaram em uníssono o tema pelo santuário.

O reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo, lembrou o pedido insistente do Papa Francisco para uma Igreja em saída, destacando que o compromisso deve ser o de anunciar a alegria do Evangelho. “O Papa vê com muita clareza que a Igreja precisa ser mais missionária, principalmente no sentido de sair do seu conforto. A Igreja precisa alcançar aquilo que ele chama de periferias existenciais, pessoas que estão à margem do anúncio do Evangelho”, disse.

“Ninguém é inútil a Deus” – Dom Odelir, em sua homilia, lembrou que o Papa Francisco convocou a Igreja no mundo a viver, em outubro de 2019, um tempo extraordinário de missionariedade. A celebração do mês também vai marcar os 100 anos da carta apostólica Maximum Iludi, de Bento XV. A carta publicada em 30 de novembro de 1919, trata da ação missionária da Igreja no mundo.

O presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB reforçou ser necessário exercer a missão com alegria. “Sem alegria, não se atrai ninguém”, disse em referência a uma frase do Papa Francisco. Para dom Odelir cada batizado é uma missão. “Quem ama põe se em movimento, sente-se impelido para fora de si. Para o amor de Deus ninguém é inútil e insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo porque é fruto do amor de Deus”.

O bispo reforçou que a missão começa no coração, se faz com os pés de quem parte, com os joelhos de quem reza e com as mãos de quem ajuda. “A missão nasce no coração e torna-se partilha de um novo horizonte”, disse.

Para dom Odelir, a nossa imperfeição não deve ser desculpa para nosso comodismo. “O Papa Francisco nos interpela a não darmos desculpas ‘esfarrapadas’ diante dos desafios da missão. A missão é um estímulo constante para não ficarmos na comodidade e continuarmos crescendo. Não deixemos que nos roubem o entusiasmo e a força missionária”, concluiu.

Em sua exortação, dom Odelir fez referência à Santa Terezinha do Menino Jesus, cujo dia é celebrado também no 1º de outubro, para reafirmar a importância da oração para a missão. O bispo lembrou também do padre italiano Ezequiel Ramin, missionário comboniano, que na década de 80 veio ao Brasil e tornou-se mártir da causa indígena e da luta pela terra na Amazônia.

“Eles representam homens e mulheres que são fermento na massa e que lutam pela defesa da vida e pelo planeta terra nossa casa comum”, disse. Dom Odelir lembrou também da feliz coincidência anunciada pela Papa entre a realização, em outubro deste ano, do Mês Missionário Extraordinário e do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia.

Citando o Papa Francisco, dom Odelir afirmou que a “a ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja”. O bispo saudou as experiências missionárias da Igreja no Brasil como o projeto Igreja Irmãs, os projetos missionários tocados pelos regionais da CNBB, as experiências missionárias além fronteiras na África, no Timor Leste e no Haiti, a organização dos conselhos missionários e o Programa Missionário Nacional, aprovado pelos bispos na 57ª Assembleia Geral da CNBB, que em suas palavras será “um impulso à caminhada missionária no Brasil”.

Via CNBB

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.