Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 15/10/2018

Editora da CNBB lança texto-base do IV Congresso Vocacional do Brasil

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, por meio da Pastoral Vocacional, realizará o IV Congresso Vocacional do Brasil, de 05 a 08 de setembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP). Segundo os organizadores, o evento ao tratar do exercício do ministério do discernimento, buscará aprofundar algo que é indispensável neste momento histórico da Igreja e do mundo: que as comunidades eclesiais descubram e despertem modelos de vida, de paradigmas, que atestem, com atitudes e gestos concretos, a beleza de Jesus Cristo, único modelo a ser seguido.

O IV Congresso buscará apontar pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus. “Aos pés de Nossa Senhora, queremos estudar, refletir, rezar e dialogar sobre a questão vocacional, para, iluminados pela fé, traçar linhas comuns de ação, indo ao encontro de adolescentes e jovens, a fim de cooperar na realização de um caminho de discernimento vocacional”, destacou o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Jaime Spengler.

Os Congressos anteriores se abriram para as questões da antropologia e da cultura vocacional, da inculturação e da evangelização, da oração e da espiritualidade, da integração das pastorais, da pedagogia e do planejamento, do itinerário vocacional. Este ano, o tema será ‘Vocação e discernimento’. “Vocação e discernimento! Trata-se fundamentalmente do caminho da realização humana. Por isso, os batizados são instigados a se colocar diante do senhor e suplicar: ‘mostra-me, Senhor, os teus caminhos’”, afirma dom Jaime Spengler.

Texto-base

Em preparação ao IV Congresso Vocacional do Brasil, ocasião em que todos os batizados são convidados a aprofundar a temática principal e, de uma maneira especial, os bispos, sacerdotes, consagrados, religiosos e leigos, envolvidos no Serviço de Animação Vocacional do Brasil, a comissão organizadora preparou o texto-base a fim de que haja uma programação, a nível diocesano e também nos regionais da CNBB, desde antes do Congresso.

“O texto-base quer ser um auxílio para que todas as instâncias eclesiais se sintam motivadas e preparadas para, em espírito de comunhão e participação, se deixar atingir pela questão vocacional. Quer também servir para promover a construção de processos de acompanhamento vocacional em todas as comunidades”, reiterou dom Jaime.

O subsídio é dividido no método ver, julgar e agir. Em sua primeira parte aborda a caminhada da pastoral vocacional, seu contexto e memória. Na segunda parte há uma iluminação bíblica e teológica. Já no último método, o agir, são apresentadas indicações para um caminho de discernimento vocacional.

O texto já está disponível no site da Editora CNBB. Confira aqui!

Via CNBB

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.