Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 06/12/2018

Dom Sérgio: A CNBB se manifesta com frequência, mas nem sempre é divulgado

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o arcebispo de Brasília cardeal Sérgio da Rocha rebateu as críticas sobre a falta de posicionamento da CNBB sobre as principais discussões da atualidade brasileira. Segundo Dom Sérgio, a CNBB tem se manifestado com frequência, mas nem sempre a divulgação é eficiente ou o público não pesquisa o que já foi falado sobre determinado assunto. “As pessoas não procuram saber o que foi feito, o que foi dito. Nós temos pronunciamentos nos últimos anos sobre todos os assuntos de caráter social. Muitas vezes se cobra um posicionamento sem nem procurar saber se ele existe”, explica o presidente.

O arcebispo de Brasília esclarece que não cabe à CNBB se pronunciar sobre absolutamente tudo. Um exemplo de temática não explorada pela Conferência Episcopal é a de caráter político-partidário. “Nós não temos nos manifestado sobre governantes, sobre governos em si, mas sobre a realidade brasileira. Tomamos os critérios que vem da palavra de Deus, da Doutrina Social da Igreja e aplicamos às mais diversas realidades”.

Alerta para as “fake news”

Dom Sérgio ainda alerta que a CNBB também sofre com as chamadas “fake news”, as notícias falsas, sobre determinado assunto atribuídas à Conferência Episcopal indevidamente. “Muitas vezes se atribui à CNBB aquilo que não é da CNBB. Vale destacar que a Conferência tem como órgãos representativos a Assembleia Geral, o Conselho Permanente, o Conselho de Pastoral e a Presidência. Só esses falam em nome da instituição”, explica o presidente.

Por fim, dom Sérgio explica que a CNBB vai continuar sua missão profética, de anunciar o Evangelho, orientar a caminhada da Igreja e também denunciar aquilo que vai contra a ação evangelizadora e a doutrina da Igreja. Ele também pede ajuda dos fiéis nessa missão: “é preciso que os católicos e os membros da Igreja valorizem os pronunciamentos da Conferência Episcopal e, é claro, procurem divulgar mais e colocar em prática nossos posicionamentos”.

Via Vatican News

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.