Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 06/12/2018

Dom Leonardo: questão indígena passa por momento difícil no Brasil

Em visita à Rádio Vaticano, Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da CNBB, afirmou em entrevista que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está preocupada com as discussões políticas em torno da questão indígena no país. Segundo Dom Leonardo, o Brasil vive um momento difícil por causa da possibilidade da Fundação Nacional do Índio, a Funai, ser incorporada ao Ministério da Agricultura. “Preocupa o fato de um dos futuros ministros ter dito que a Funai ficaria ligada à pasta da Agricultura. No meu modo de ver isso é grave, isso é gravíssimo”, alerta o secretário-geral da CNBB.

Dom Leonardo explica que o Ministério da Agricultura, nos últimos governos, sempre esteve ligado ao agronegócio, um setor que tem interesse nas terras indígenas. Entretanto, segundo o bispo auxiliar de Brasília, a CNBB pretende discutir com o novo governo a importância de garantir que essas terras continuem com seus verdadeiros donos.

“Esperamos estabelecer diálogo com o governo para que a Funai continue sendo um órgão do Estado Brasileiro, para poder não apenas proteger os povos indígenas, mas também ajudar na saúde e na educação dessas pessoas. É preciso que tenham espaço. A terra para eles não é negócio. A terra é a casa, é o lugar onde a existência tem sentido”, afirma o secretário-geral da CNBB.

Sobre esse assunto, o Conselho Indigenista Missionário, o Cimi, ligado à CNBB, emitiu uma nota de repúdio às discussões em andamento no governo de transição. A temática também é central no próximo Sínodo dos Bispos em 2019, no Vaticano, que será sobre a Amazônia.

Via Vatican News

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.