Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 30/11/2016

Dia Mundial das Cidades pela Vida contra a Pena de Morte

Nos inícios do tempo do Advento vale a pena comemorar o Dia Mundial das Cidades pela Vida contra a Pena de Morte, que se celebra no dia 30 de novembro. A profecia generosa de Isaías, que configura o sonho de Deus, apresenta a conversão das armas em arados e das lanças em foices para o plantio, consolidando a paz messiânica.

O punitivismo de nossos dias, pensa que penas duras e até a pena de morte podem trazer segurança e melhores dias para a população. Conceituar que certas pessoas são inimigas e por tanto temos o direito de eliminá-las, se equivale na impostação a acreditar naquele velho adágio latino: si vis pacem para bellum ( se queres paz prepara-te para a guerra). Na verdade São João Paulo II corrigiu esta mentalidade afirmando: “se queres paz prepara-te para paz, pois, a paz não é apenas um resultado ou somente uma meta mas um caminho, que só pode ser alcançado pela não violência ou se preferimos pela justiça restaurativa.

Em quanto reagirmos ao mal com o mal alimentaremos sem cessar a espiral da violência. Na visão de olho por olho e dente por dente, todos vamos ficar caolhos e banguelas afirmava sabiamente Gandhi. Somente uma cultura de paz e reconciliação pode renovar o pacto civilizatório e humano, pois é na confiança e esperança na pessoa que geramos também uma convivência solidária e responsável além de inclusiva. Quando o Estado e o poder público mata a um ser humano cumprindo uma sanção penal reproduz a violência e a multiplica ensinando o triste e perverso meio do extermínio. O medo e o terror nos barbarizam e nos tornam muito piores, desumanizar e degradar aqueles que cometeram crimes é sem duvida a falência da democracia, da sociedade e da dignidade humana.

O Salvador vem para instaurar um Reino de paz e de justiça duradouros, onde a vida é respeitada e sagrada, e pela sua copiosa misericórdia somos capazes de viver na Concórdia do leão e do cordeiro, reconhecendo-nos como irmãos/ãs.

Edifiquemos com um coração esperançoso um mundo sem pena de morte para ninguém, mas de cuidado responsável, e pleno da justiça nova do Reino. Deus seja louvado!

Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo de Campos (RJ)

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.