Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 28/03/2019

Deus está conosco diante da tentação

A tentação é uma grande oportunidade para o autoconhecimento, pois nos permite conhecer as limitações e os pontos fracos do nosso relacionamento com Deus e com os outros. Somos, geralmente, tentados naquilo que são nossas brechas; nesse sentido, a Palavra nos chama à atenção: “Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, prepara a tua alma para a provação” (Eclo 2,1).

Não podemos nos desesperar diante da tentação ou provação, mas devemos ficar firmes e constantes, crendo que tudo ocorre segundo a Providência de Deus. Por isso, é preciso suportar as tentações sem perturbações e com ação de graças. Deus está conosco diante da tentação, precisamos contar com Sua presença, contudo, Ele nos garante: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças, mas, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar” (1Cor 10,13). É necessário suportar a tentação com paciência e humildade.

E assim, o Catecismo da Igreja nos ensina que para vencermos a tentação precisamos da graça de Deus e da virtude da fortaleza. Afirma: “A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza nos torna capazes de vencer o medo, inclusive da morte, de suportar a provação e as perseguições. Dispõe a pessoa a aceitar até a renúncia e o sacrifício de sua vida para defender uma causa justa. “Minha força e meu canto é o Senhor” (Sl 118,14). “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” (Jo 16,33)”. (1808).

O que dizem os santos sobre a tentação?

Os santos também nos ajudam a entender o sentido da tentação em nossa vida e nos abre um caminho de compreensão para ficarmos firmes em Deus quando a tentação bater a nossa porta. São João Maria Vianney esclarece: “As pessoas mais tentadas são aquelas que estão prontas, com a graça de Deus, a sacrificar tudo pela salvação de suas pobres almas, que renunciam a todas as coisas que a maioria das pessoas buscam ansiosamente. E não é um demônio só que as tenta, mas milhões de demônios procuram armar-lhes ciladas.” Quaresma, tempo favorável para vencermos as nossas tentações e crescermos na intimidade com Deus.

Por Padre Reinaldo Cazumbá, via Canção Nova

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.