Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 25/03/2019

Confiar na misericórdia divina sem abusar dela, pede o Papa Francisco pela Quaresma

Por ocasião do terceiro domingo da Quaresma, o Santo Padre refletiu sobre a importância de termos confiança na misericórdia divina, sem abusar da paciência que Deus nos tem e explicou o Evangelho de domingo que traz a figura da figueira infrutífera, ressaltando que não devemos desaproveitar as ocasiões que Deus nos oferece para converter-nos.

“A possibilidade da conversão não é ilimitada; por isso é preciso aproveitar logo; do contrário ela se perderia para sempre. Podemos confiar muito na misericórdia de Deus, mas sem abusar dela. No devemos justificar a preguiça espiritual, mas aumentar nosso esforço a corresponder prontamente a essa misericórdia com coração sincero”, disse o Pontífice.

“Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Veio a ela procurar frutos, mas não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho buscar frutos nesta figueira e não encontro. Corta-a; por que há de tornar a terra infrutífera? Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano para que eu cave ao redor e coloque adubo. Depois, talvez, dê frutos… Caso contrário, tu a cortarás’”.

“Jesus intercede ao Pai em favor da humanidade e pede que espere e Lhe dê mais tempo, para que nela possam germinar os frutos do amor e da justiça”, acrescentou o Papa, explicando ainda que a metáfora da figueira estéril “é imagem de quem vive para si mesmo, saciado e tranquilo, aconchegado em suas comodidades, incapaz de voltar o olhar e o coração para aqueles estão a seu lado e se encontram em condições de sofrimento, de pobreza, de dificuldade.”

O Papa compara o amor do vinhateiro pela figueira ao amor de Deus, que nos oferece um tempo para a conversão.

“Deus tem paciência e nos oferece a possibilidade de mudar e de progredir no caminho do bem. Mas o prazo implorado e concedido à espera que a árvore finalmente frutifique, indica também a urgência da conversão”, acrescentou.

“Na Quaresma, o Senhor nos convida à conversão. (…) Cada um de nós deve sentir-se interpelado por esse chamado, corrigindo algo em nossa vida, no modo de pensar, de agir e de viver as relações com o próximo. Ao mesmo tempo, devemos imitar a paciência de Deus que confia na capacidade de todos de poder ‘levantar-se’ e retomar o caminho. Ele não apaga a chama fraca, mas acompanha e cuida de quem é frágil a fim de que se robusteça e dê sua contribuição de amor à comunidade.”

Ao final de sua alocução o Papa lembrou a grave situação da Nicarágua, marcada por dias de conflitos entre forças do governo e a população e pediu orações para o país centro-americano: “Desde o dia 27 de fevereiro estão em curso na Nicarágua colóquios importantes para resolver a grave crise sócio-política vivida no país. Acompanho com a oração a iniciativa e encorajo as partes a encontrar o quanto antes uma solução pacífica para o bem de todos.”

“Desejo a todos um bom domingo! Por favor, não esqueçam de orar por mim. Bom almoço e até breve!”, concluiu.

Via ACI Digital

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download intex firmware
Download WordPress Themes
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.