Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 19/02/2021

Como serão as celebrações da Semana Santa 2021

A Congregação para o Culto Divino divulgou novas normas para as celebrações da Semana Santa 2021. As novas regras, que foram enviadas aos bispos e conferências episcopais do mundo inteiro, seguem as medidas restritivas da pandemia do coronavírus.

Semana Santa nas redes sociais

A Congregação defende a permanência do esforço máximo em transmitir todas as celebrações da Semana Santa 2021 pela internet e pelas redes sociais. Trata-se, de fato, de uma maneira de possibilitar a participação de mais fiéis. Vale lembrar que as igrejas, por causa da pandemia, precisam ter um número reduzido de devotos para, assim, evitar aglomerações.

Diz a nota:

“Para as celebrações da Semana Santa sugere-se facilitar e privilegiar a difusão midiática das celebrações presididas pelo bispo, encorajando os fiéis impossibilitados de frequentar a própria igreja a acompanharem as celebrações diocesanas, como sinal de unidade”.

O documento ainda alerta que é preciso que os celebrantes prestem “atenção a alguns momentos e gestos particulares, em conformidade com as exigências sanitárias”.

Domingo de Ramos

Conforme afirma o decreto do Dicastério, publicado em 25 de março passado e que continua valendo, a celebração do Domingo de Ramos deverá ser realizada “dentro do prédio sagrado”.

Sobre a Missa do Crisma, os bispos podem, dependendo da situação do país, indicar uma possível transferência de data.

Quinta-feira Santa

Para a Quinta-feira Santa os celebrantes devem omitir o “Lava-pés”. A Procissão final também não deverá ocorrer e o Santíssimo Sacramento deverá permanecer no Tabernáculo. Excepcionalmente, os presbíteros poderão celebrar a Missa “sem a participação do povo, em local adequado”.

Sexta-feira Santa

Durante a oração universal da Sexta-feira Santa, caberá aos bispos “preparar uma intenção especial para quem se encontra em situação de desorientação, os doentes, os defuntos”.

A adoração à Cruz também sofreu mudanças. O beijo, conforme o decreto de 25 de março de 2020, “é limitado apenas ao celebrante”.

Vigília Pascal

Pede-se a celebração da Vigília Pascal e do Domingo de Páscoa “exclusivamente nas igrejas Catedrais e Paroquiais”. Além disso, para a  liturgia batismal será preciso que “se mantenha apenas a renovação das promessas batismais”.

Fonte: Vatican News / Imagem: Reprodução web

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X