Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 05/06/2020

Como combater a injustiça? A Palavra de Deus nos mostra o caminho

prayer-1308663-640-2

Lutar contra a injustiça no mundo é um esforço digno, parte essencial da mensagem do Evangelho.

Primeiramente, Jesus nos exorta a fazer um inventário pessoal, olharmos dentro de nossos próprios corações antes de corrigirmos o que os outros estão fazendo, como mostra esta passagem do Evangelho de São Mateus:

“Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão” (Mateus 7,3-5).

É relativamente fácil defender alguém e se opor às injustiças que estão acontecendo no mundo. No entanto, é muito mais difícil olhar para nossas próprias vidas e ver se realmente cumprimos o que estamos pregando.

Uma das razões pelas quais isso é tão importante é porque nossa mensagem cairá em ouvidos surdos se não vivermos primeiro o que pregamos. São Paulo VI escreveu sobre isso em sua encíclica Evangelii Nuntiandi:

“O homem moderno ouve com mais vontade as testemunhas do que os professores, e se ele ouve os professores, é porque eles são testemunhas.”

Precisamos testemunhar nossas crenças antes de dizermos aos outros o que fazer. Em segundo lugar, precisamos prestar atenção às palavras de Jesus quando ele diz como seremos julgados no fim dos tempos:

“Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’” (Mateus 25, 37-40).

A caridade para com os outros deve estar na vanguarda da luta pela justiça. Deve formar nossos pontos de vista, mas também nossas ações.

Você não pode efetivamente “combater o fogo com fogo”, como diz o ditado. Acenderá apenas mais chamas e o fogo será maior.

Em vez disso, precisamos combater a injustiça, olhando primeiro dentro de nossos corações, corrigindo o que encontramos lá e, depois, saindo em espírito de caridade para levar paz ao mundo.

Via Aleteia

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.