Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 24/03/2017

Comissão se reúne na CNBB e prepara atividades para o Ano do Laicato

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está reunida na sede da entidade, em Brasília (DF), para preparar as atividades que serão realizadas durante o Ano do Laicato. A abertura será na festa de Cristo Rei, que este ano será celebrada dia 26 de novembro e segue até a mesma festa em 2018. Durante este período, a comissão espera realizar seminários regionais e temáticos, eventos, publicação de livros e de mensagens, na busca de disponibilizar diversas estruturas que possam envolver ao máximo os cristãos leigos e leigas. 

De acordo com o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão  para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, a Igreja deve ser um sinal para que os leigos e leigas sejam protagonistas da transformação da sociedade. “O que nós queremos atingir é a transformação da sociedade. Os cristãos leigos e leigas devem ser sal e luz no mundo, na sociedade. Purificar os mecanismos da sociedade que nós temos, que aí sim a graça do batismo seja de fato o sacramento que transforma, que ilumina. E que a graça de Deus perpasse e penetre em todas as camadas da sociedade”, disse o bispo.

Dom Severino espera que o Ano do Laicato sirva de motivação para que a sociedade se engaje cada vez mais. “O legado que a celebração quer deixar é o envolvimento de toda a sociedade para que faça a auditoria da dívida pública. Como fazer? Com o espírito cristão, com a luz do Espírito Santo, com a consciência de igreja para transformar o mundo”, declarou.

A expectativa é que a abertura do Ano do Laicato seja feita com uma mensagem do papa Francisco. Para o bispo, é importante que as pessoas se engajem durante a celebração e que todas as pessoas sintam-se participantes, e para isso, não fique esperando pelos outros. Dom Severino deseja que os leigos participem deste momento e esteja engajada com as questões sociais propondo, debatendo e apresentando ideias.

Durante o Ano do Laicato também será comemorado os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). A comemoração terá como eixo central a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. “Um ano que se nós pudéssemos trabalhar a expressão do acolhimento, acolher todas as pessoas e fazer com que nesse acolhimento façamos o exercício do cuidado”, destaca dom Severino.

Além do presidente dom Severino Clasen, estiveram presentes na reunião o bispo de Cachoeira do SUl (RS) e membro a Comissão, dom Remídio José Bohn, o assessor Laudelino Augusto Azevedo, o assessor das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), Celso Carias, o secretário do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), padre Ernane Pinheiro e a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza Schuina.

Por CNBB

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
udemy free download
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.