Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 23/11/2020

Comissão para ação missionária da CNBB define grupos de trabalho que vão implementar o programa missionário

comina-1-oyngdsstz2qz3niqzl2pp8vro7svbk2fz0ltt7praw

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou em uma reunião virtual a estrutura dos grupos de trabalho, que foram formados pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e voluntários para implementar o Programa Missionário Nacional, assumido pela Igreja do Brasil durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, em maio de 2019.

Ao todo serão seis grupos de trabalho (GT), dois a mais do que já estava previsto no PMN. Além dos GTs de Formação Missionária, Animação Missionária, Missão Ad Gentes, Compromisso Profético – Social, foram acrescentados os GTs de Sustentabilidade e Missões Populares.

De acordo com o assessor da Comissão, padre Daniel Rochetti, desde 2019 o desejo era envolver voluntários e especialistas em diversas áreas para que o PMN saísse do texto e ganhasse vida sem depender dos assessores da comissão. No dia 29 de outubro, a comissão reuniu diversas pessoas em um encontro online para propor esse trabalho.

“A primeira reunião aconteceu de forma entusiasmada, com várias pessoas de diversas partes do Brasil e de diversas realidades eclesiais como padres, religiosos, leigos e leigas envolvidos direta ou indiretamente na missão, mas todos apaixonados pelo trabalho missionário e em sintonia com o PMN”, ressalta padre Daniel.

Cada GT vai contar com cerca de oito pessoas na equipe, entre eles um bispo e um membro da executiva do COMINA, que vão ser a chave de ligação com a comissão e os outros grupos. As equipes terão até março de 2021 para preparar e apresentar um programa de trabalho que será desenvolvido ao longo do ano.

Veja em detalhes os objetivos dos Grupos de Trabalho:

GT Formação Missionária

Objetivo: Formar uma equipe de assessores, especialistas e entusiasmados pela missão, para uma reflexão mais integrada em todo o território nacional e que sirvam de base para assessorarem os regionais.

GT Animação Missionária

Objetivo: Promoção de eventos e publicidades missionárias/Conselhos Missionários: Produzir material pedagógico – “didático” – para a implementação e fortalecimento dos Conselhos Missionários a nível Regional, Diocesano e Paroquial.

GT Missão Ad Gentes

Objetivo: Atualizar os projetos Igrejas – Irmãs e Ad Gentes; Produzir material de divulgação e apoio; Encontrar formas de acompanhamento aos missionários que chegam, permanecem e que partem para a missão.

GT Compromisso Profético – Social

Objetivo: Encontrar meios de aproximação com as Pastorais Sociais; Conscientização dos missionários da Doutrina Social da Igreja; Diálogo mais próximo com a Conferência Episcopal Amazônica e o CIMI; Mobilização e maior conscientização da questão ambiental.

GT Sustentabilidade

Objetivo: Pensar criativamente sobre os recursos humanos e econômicos dos projetos missionários; Encontrar dicas e meios de angariar recursos para a missão.

GT Missões Populares

Objetivo: Recolher experiências de metodologias diferentes de Missões Populares; Organizar o III Seminário Nacional das Missões Populares.

Via CNBB

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
online free course
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X