Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 31/01/2019

“CEBs: uma Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” é o tema do 15º Intereclesial

“Cebs: uma igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”. Este é o tema do 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, que vai ocorrer em julho de 2022 em Rondonópolis (MT), Regional Oeste 2. O lema será “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (Is 65, 17ss).

A definição foi tomada no sábado, 26/01, durante a reunião da Ampliada Nacional das CEBs, no Centro Nova Evangelização (Cene), em Cuiabá (MT). Participaram da reunião ampliada coordenadores e articuladores de CEBs do Nordestão, Nortão, Sulão, Lestão, Oestão, assessores regionais e nacionais e a articulação continental e do Cone Sul das CEBs. Representantes do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), também participaram da reunião.

Segundo dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis (MT), diocese que será anfitriã do encontro, levou-se em consideração o pedido do Papa Francisco para uma Igreja em saída, que vai ao encontro das periferias sociais e existenciais. “O tema aponta para uma Igreja presente, que anuncia o Evangelho, atinge o coração para que ‘todos tenham vida plena’. Não para pouco privilegiados, mas vida para todos, para o planeta, para os povos independentes de raças, cultura ou credo”, disse.

A expressão “igreja em saída” foi utilizada pelo papa Francisco na exortação apostólica Evangelli Gaudium (A Alegria do Evangelho) e aos poucos, segundo dom Juventino, vai ganhando significado na vida pastoral católica.

“O tema e o lema escolhidos vão nos ajudar no diálogo com as comunidades, pastorais, movimentos, grupos, serviços e organismos da Igreja. Vai ser uma porta de entrada inclusive para as CEBs se apresentarem a quem não conhece sua identidade e sua história”, segundo Rinaldo Cardoso, da articulação das CEBs do Regional Oeste 2 (MT) e atuante em Rondonópolis.

Fermento na massa – Para a irmã Maria de Fátima Cavalcanti, articuladora do Regional Nordeste 4, Piauí: “no difícil contexto político que vivemos, as propostas das CEBs reafirmam o compromisso de sermos fermento de resistência, sal e luz na sociedade. Isso ocorre na defesa dos povos indígenas, dos quilombolas, nas periferias, na defesa dos direitos roubados dos pobres. Temos consciência que somos minoria, mas o fermento pode crescer e transformar a realidade”.

O padre Benedito Ferraro, da Articulação Continental das CEBs, ressalta o sentido do trecho bíblico escolhido: “A passagem bíblica presente no livro de Isaías garante o caráter concreto do debate a ser proposto pelo 15º Intereclesial”. Sobre o lema, o bispo que será anfitrião do 15º Intereclesial disse: “no contexto de Isaías e do Apocalipse lança uma perspectiva de esperança que se constrói à luz do Evangelho, da prática cristã, do sonho do bem viver com ‘terra, teto e trabalho para todos’ como afirma Papa Francisco”.

Para dom Juventino, em sintonia com o Evangelho, com o ensino da Igreja e as orientações pastorais da CNBB, os quatro anos de preparação para a celebração do 15º Intereclesial irão contribuir na formação de comunidades vivas, participativas a serviço da “Vida Plena para todos e todas”.

Para comunicar o tema e o lema do próximo encontro, esta reunião ampliada produziu uma “Carta a às Comunidades de Base do Brasil”. No documento afirma-se: “Reforçamos a convicção de que somos portadoras e portadores de um novo jeito de ser Igreja”. Leia a íntegra aqui.

Com informações das CEBs do Brasil

Via CNBB

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.