Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 08/04/2019

Católicos políticos sul-americanos de 5 países debatem com os bispos

Realiza-se desta quarta até sexta-feira,10 a 12 de abril, em Marianela (Atyra), no Paraguai, o encontro de católicos com responsabilidades políticas a serviço dos povos do Cone Sul latino-americano. O encontro reúne cerca de 80 participantes, políticos católicos engajados em vários âmbitos da vida pública na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, os quais dialogarão com alguns bispos, arcebispos e cardeais latino-americanos.

Iniciativa promovida pelo Celam

A iniciativa é promovida pelo Celam (Conselho Episcopal latino-Americano) e pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), dando sequência a um encontro precedente, realizado em 2017 em Bogotá, na Colômbia do qual participou uma centena de políticos e pastores, a fim de renovar a consciência da importância deles “de discípulos missionários na vida pública”, num clima de escuta e diálogo recíproco, como estabelecido pelo Documento final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em maio de 2007 em Aparecida, São Paulo. Outros encontros se seguirão a este do Paraguai, entre políticos católicos e pastores, nas várias regiões do subcontinente.

Contribuição da Igreja para o diálogo

O programa deste encontro prevê a troca de experiências, testemunhos e reflexões sobre experiências dos leigos católicos que assumem responsabilidades públicas a serviço dos povos latino-americanos, numa atitude de escuta e de diálogo com os bispos. Tudo isso para encontrar os modos mais apropriados para valorizá-los, acompanhá-los e apoiá-los.

Durante os três dias de trabalho serão evidenciadas as considerações críticas sobre a realidade democrática dos países do Cone Sul, as prioridades e os desafios para uma política democrática segundo o Magistério do Papa Francisco e do episcopado latino-americano, a contribuição da Igreja para o diálogo e o pluralismo na vida política, e a inculturação da Doutrina social da Igreja.

Desafios da atualidade

Além das duas mesas-redondas no centro do programa sobre “o que os políticos dizem aos pastores?” e sobre “o que os pastores dizem aos políticos?”, durante o encontro serão debatidas igualmente uma série de temáticas de grande atualidade que constituem também desafios: identidade e integração latino-americana; proteger a vida, o matrimônio e a família; educação; crescimento econômico com justiça e equidade; inclusão dos setores marginais e “descartados”; políticas para a geração plena de empregos; promoção da participação popular; cuidado da casa comum; combate ao tráfico de drogas, à corrupção e à violência; construção da paz; e busca do bem comum.

Via Vatican News

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.