Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 31/01/2019

Cardeal Urosa: Tomara que Maduro escute o Papa e abandone o poder na Venezuela

O Arcebispo Emérito de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, expressou a esperança de que o presidente Nicolás Maduro atenda ao apelo do Papa Francisco e abandone o poder na Venezuela, por causa da grave crise política e humanitária causada pelo regime atual.

“Tomara que Maduro, que é citado sempre pelas palavras do Papa, atenda a estes apelos e abandone o poder, porque a sua gestão foi bastante prejudicial para o povo venezuelano”, disse o Cardeal Urosa em declarações ao grupo ACI.

“Os bispos venezuelanos sentimos o apoio constante do Santo Padre em nossa posição crítica diante do governo”, acrescentou o Cardeal.

A bordo do avião que o levou do Panamá a Roma depois da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Francisco expressou que está assombrado com o “derramamento de sangue” na Venezuela e pediu que governo e oposição cheguem a uma solução justa e pacífica para a crise.

“O que mais me assombra? O derramamento de sangue. E aí também peço grandeza para ajudar aos que podem ajudar a resolver o problema”, afirmou o Santo Padre.

As declarações do Papa foram feitas depois que foram registrados 40 mortos nos recentes protestos contra a repressão do governo de Nicolás Maduro.

Além disso, no domingo, 27 de janeiro, após rezar o Ângelus no Lar O Bom Samaritano, no Panamá, o Papa também expressou preocupação com o povo venezuelano e pediu “ao Senhor que se busque e se obtenha uma solução justa e pacífica para superar a crise, respeitando os direitos humanos e desejando exclusivamente o bem de todos os habitantes do país. Convido-vos a rezar pondo a Venezuela sob o amparo de Nossa Senhora de Coromoto, Padroeira da Venezuela”.

Sobre isso, o Cardeal Urosa indicou ao Grupo ACI que “as numerosas mensagens do Santo Padre Francisco sobre o conflito sócio-político na Venezuela, e a mensagem no Panamá, vão na linha de promover uma solução pacífica e promover a defesa dos direitos humanos e evitar o sofrimento do povo”.

“E nós agradecemos essa preocupação constante do Papa Francisco. Eu acho que é uma mensagem muito boa”, acrescentou o Arcebispo Emérito.

Não há contato dos bispos com o governo

Sobre a relação dos bispos com o governo de Maduro, o Cardeal Urosa explicou ao Grupo ACI que, “há bastante tempo, praticamente não há contato com o governo nacional. Estamos abertos a esses contatos, mas como mantemos uma posição crítica em relação ao governo que arruinou a Venezuela e causou tantos danos a tantas pessoas, eles não se aproximam de nós”.

“Acabei de voltar de Roma e não tenho nenhuma informação de que tenha havido qualquer negociação entre os bispos venezuelanos e o governo de Maduro”, destacou o Cardeal, que nos últimos dias também desmentiu a existência de uma conta sua no Twitter, após a difusão nas redes sociais de um texto atribuído a ele sobre um acordo para que Maduro e alguns funcionários recebam asilo na Nunciatura Apostólica de Caracas.

Por causa disso, a Arquidiocese de Caracas emitiu um comunicado no qual afirma que esta informação é falsa e lembrou que o Cardeal Urosa não tem conta no Twitter.

O Arcebispo também assinalou ao Grupo ACI que a exortação dos bispos venezuelanos publicada em 9 de janeiro “qualifica como moralmente inaceitável a pretensão de Maduro e de seus aliados de continuarem a governar o país após o fracasso de sua administração. E qualificamos as eleições de maio de 2018 como ilegítimas e falsas “.

Na Venezuela, a situação está se tornando cada vez mais tensa devido a tomada de posse de Maduro para um segundo mandato presidencial, considerado ilegítimo pelos bispos venezuelanos e por vários países da América e da Europa.

Além disso, o presidente da Assembleia Nacional e deputado da oposição, Juan Guaidó, foi proclamado pelo Parlamento como “presidente interino da Venezuela”. Vários governos da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa anunciaram o reconhecimento do líder da oposição.

Via ACI Digital

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download xiomi firmware
Free Download WordPress Themes
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.