Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 30/04/2019

Cardeal Müller lança Obras Completas de Bento XVI no Brasil

O Cardeal Gerhard Müller, Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, lançou no Brasil o 11º volume da “Teologia da Liturgia – O Fundamento Sacramental da Existência Cristã”, das “Opera Omnia” (Obras Completas) do teólogo alemão Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI, sendo este o primeiro em língua portuguesa.

No último fim de semana, Purpurado realizou o lançamento em São Paulo, onde foi acolhido pelo Arcebispo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o qual também é presidente da Sociedade Ratzinger do Brasil, criada em 2017 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a fim de traduzir e divulgar as obras de Bento XVI e promover atividades de estudo e pesquisa sobre seu pensamento teológico.

Além do lançamento da obra, o Cardeal alemão presidiu a Missa no último domingo, 28 de abril, na Catedral da Sé, em São Paulo, e recordou como os últimos pontífices sublinharam a necessidade de nova evangelização nos países de antiga cultura cristã.

“Isso pode ser, também, estendido a países que já há 500 anos têm sido edificados na cultura cristã”, disse em referência ao Brasil, conforme informou o site ‘O São Paulo’, da arquidiocese paulista.

Em sua homilia, ao refletir sobre o Evangelho do Segundo Domingo da Páscoa, o Purpurado falou sobre a natureza e a finalidade da Igreja, explicando que, “depois de ressuscitar dos mortos, ao mandar o Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a humanidade, Jesus concluiu a fundação da Igreja visível sobre a terra”.

Assim, indicou que a Igreja é “comunhão com a Santíssima Trindade” do mesmo modo que é a continuação da missão de Cristo no mundo. “A sua tarefa é aquela de conduzir toda a humanidade à fé e através dos sacramentos, à glorificação e à adoração do Senhor”.

“A Igreja não é uma religião civil”, declarou o Cardeal, ressaltando que, “por quanto tantas pessoas se deixam enganar por pseudo-salvadores, a verdade permanece inalterada: a humanidade e seus produtos, como a ciência, a técnica, a economia e as riquezas, formas de poder e de governo, não podem dar respostas a soluções aos desafios existenciais. Somente Deus, que na sua Palavra, em Cristo, nos falou diretamente, somente Ele é a solução para o enigma que o ser humano é em si mesmo”.

Nesse sentido, observou que, como em todos os tempos, também hoje se espalham “fagulhas de falso esplendor” que querem aprisionar as pessoas no “lodo do relativismo e do materialismo”.

Segundo ele, “são vozes que dizem que não existe nenhuma verdade que nos comprometa e nos dê limites objetivos”. Entretanto, enfatizou que Deus não possui somente verdades, mas Ele mesmo é “a verdade que liberta o ser humano do cárcere do egocentrismo”.

Além disso, recordou que, “na Igreja, somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai celestial em seu Filho Jesus Cristo”. Por isso, indicou que a solidariedade com os pobres, enfermos, perseguidos, a luta por justiça social, pela vida dos nascituros e pelo direito à vida de todos os idosos até a sua morte natural, é fundada no fato de os cristãos serem “os anunciadores do Evangelho da graça e da dignidade humana”.

Desse modo, recordou que “a missão da Igreja, dentro e fora de si mesma, no passado e no futuro, era e é algo diferente de um mero empenho caritativo”.

“Igreja de Deus será em todas as partes, inclusive no Brasil, um sinal de esperança para toda a humanidade quando Cristo brilhar nela como luz para o mundo, para que nós, através dele, tenhamos vida, e vida em abundância”, concluiu.

Via ACI Digital

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.