Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 27/04/2020

Brasília irá contar com centro de acolhida para migrantes e refugiados venezuelanos

hands-2847508-640

Uma parceria entre a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a AVSI Brasil e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) vai garantir a instalação de um centro de acolhida para migrantes e refugiados venezuelanos em Brasília (DF), que chegarão à cidade já com empregos garantidos.

A ação está prevista no Acolhidos por meio do Trabalho, projeto que facilita a interiorização de venezuelanos que estão nos centros de acolhimento em Roraima para cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho junto a empresas privadas.

O centro de acolhimento ficará sediado em imóvel cedido pela CNBB ao projeto e será gerenciado pelo IMDH, servindo como uma residência temporária para núcleos familiares e indivíduos em sistema rotativo de acolhida, de grupos de até quinze famílias, interiorizadas pelo trabalho, que se revezarão no período não superior de três meses, integrando-se o desenvolvimento de atividades multidisciplinares.

De acordo com o vice-presidente da CNBB, dom Mário Antônio da Silva, a realidade da migração entre Venezuela e Brasil continua, por isso é importante cada um fazer a sua parte para acolher essas pessoas. “A falta de emprego, a fome, a insegurança, as enfermidades são para os migrantes um teste de sobrevivência. Porém, os venezuelanos mantêm a esperança de uma nova vida no Brasil; de terem um lugar digno para morar; de conseguirem um trabalho e se integrarem em nossa sociedade”, disse.

O espaço passará por melhorias e está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2020.

O projeto

O Acolhidos por meio do Trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos.

Entre as principais ações, o Acolhidos por meio do trabalho prevê a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias, além da colocação no mercado de trabalho de brasileiros em situação de vulnerabilidade social; e cursos preparatórios vinculados ao mercado de trabalho e de língua portuguesa e formação em direitos e deveres laborais, entre outros aspectos.

Via CNBB

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
online free course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X