Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 30/06/2020

Autorizada a reabertura gradual do Santuário de Aparecida

maxuel-silva-Fq-Dwk-Sax91-Y-unsplash-Easy-Resize-com

Um decreto publicado pela prefeitura de Aparecida, SP, autoriza a reabertura gradual do Santuário Nacional para celebrações públicas a partir do dia 28 de julho.

O decreto municipal exige que as Missas na Basílica tenham número reduzido de fiéis e que o Santuário adote medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavírus. Mas o documento deixa claro que a reabertura só acontecerá nessa data se região seguir na fase 2 estabelecida pelo Governo de São Paulo no chamado plano de “retomada consciente”. As fases foram definidas de acordo com o número de casos de Covid-19 em cada região e define os segmentos econômicos e de serviços que poderão ter suas atividades retomadas.

Hoje, o santuário está aberto apenas para a visita de fiéis. O número de pessoas que podem entrar é reduzido e os visitantes precisam seguir medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. As Missas estão sendo transmitidas pela internet e pelos canais de rádio e TV do Santuário.

Protocolo para a retomada das atividades

Os representantes do Santuário Nacional já apresentaram para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida e para os membros do Comitê de Crise do município o protocolo que deverá ser adotado na retomada das atividades religiosas.

O plano detalha o trajeto que os romeiros serão orientados a seguir ao chegarem ao complexo (para evitar aglomerações), além dos pontos em que deverão parar para aferir a temperatura corporal e os locais de permanência permitidos dentro da Basílica, respeitando a distância de segurança entre as pessoas.

O documento ainda aborda o reforço da higienização do local, a instalação de totens com álcool em gel, a utilização de bombas costais para aplicação de desinfetantes em grandes espaços, o uso obrigatório de máscaras para todos e de outros equipamentos de segurança individual para os funcionários do Santuário, que já estão seguindo essas medidas preventivas.

Rede hoteleira e comércio

O decreto da prefeitura de Aparecida prevê a retomada das atividades da rede hoteleira e das pousadas da cidade também a partir do dia 28 de julho. Esses estabelecimentos deverão funcionar com ocupação reduzida e seguindo as normas de prevenção.

Já as galerias do Centro de Apoio ao Romeiro deverão reabrir apenas no dia 4 de agosto (com exceção das praças de alimentação). O retorno das atividades das feiras livres está previsto para o dia 15 de agosto.

Via Aleteia

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download coolpad firmware
Download WordPress Themes Free
online free course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.