Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 20/07/2017

Arquidiocese de SP reúne jovens para falar do Sínodo de 2018

A Arquidiocese de São Paulo convida jovens entre 16 e 30 anos a participar da Assembleia Arquidiocesana da Juventude que será realizada neste sábado, 22, no Instituto Dom Bosco, na capital paulista. 

Esse será um momento para conversar com os jovens sobre o próximo Sínodo dos Bispos, em 2018, que será dedicado à juventude, bem como colher deles contribuições para nortear os trabalhos da assembleia sinodal, reunida com o Papa Francisco.

A arquidiocese enfatiza que a Igreja quer conhecer a realidade, necessidades e anseios dos jovens de cada região do mundo. É nesse sentido que decidiu reunir os jovens de toda a cidade (estudantes, trabalhadores, crentes ou não, engajados, atuantes ou não) para entender o rumo que o jovem quer seguir e ocupar.

As atividades vão começar com a Santa Missa às 10h, presidida pelo bispo referencial para a juventude na arquidiocese, Dom Carlos Lemos Garcia, que também vai fazer uma introdução para os jovens sobre o Sínodo.

Para que os jovens possam compreender melhor a proposta da discussão dos bispos, o coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, padre Messias de Moraes Ferreira, vai falar sobre o tema do Sínodo de 2018: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O encontro também terá um momento para apresentar aos jovens o “questionário do Papa”, um formulário com várias perguntas que a Santa Sé enviou às conferências episcopais em todo o mundo para colher informações sobre a juventude. Os jovens podem responder a esse questionário pela CNBB, com prazo de envio até 31 de julho, ou diretamente pelo site do Sínodo. Para enviar pela CNBB, basta baixar o formulário, preencher com as respostas e enviar para o e-mail synodus@cnbb.org.br .

Para participar da assembleia arquidiocesana da juventude é preciso preencher um formulário de inscrição

Confira abaixo a programação completa, com horários e locais:

Data: 22 de julho
Horário: 8h30 às 15h30
Pode participar: todos os jovens de 16 a 30 anos
Local: Instituto Dom Bosco. Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 233 – Bom Retiro (dica: ao lado da estação de Metrô Tiradentes)
**Será servido café e almoço durante o evento.

8h30 – Início / Acolhida
9h – Café da manhã
10h – Celebração Eucarística precedida por Dom Carlos Lema Garcia (Bispo referencial para a juventude na Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e Universidade)
11h – Introdução ao Sínodo – Apresentação do Documento – Dom Carlos Lema Garcia
11h30 – Vocação – “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional” (lema do Sínodo da Juventude em 2018)– Padre Messias de Moraes Ferreira (Coordenador do Serviço de Animação Vocacional na cidade de São Paulo)
12h– Almoço
13h – Momento de Reflexão em grupo e início da apresentação do Questionário do Papa
14h10 – Síntese das repostas do Questionário recebidas pelas diferentes Regiões Episcopais – Padre Roberto Fernando de Lacerda (Assessor do Sejusp – Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo) e Padre Fabrício Mendes de Moraes (Assessor da Juventude da Região Episcopal Brasilândia).
15h30 – Encerramento

Por Canção Nova, com Arquidiocese de São Paulo

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X