Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 20/05/2014

A vida não é um jogo de futebol, onde vence o melhor

Brasil-x-Chile-145“A Copa do Mundo pode se tornar uma terrível vergonha, ao invés de uma festa para a humanidade”: esta advertência foi feita esta manhã pela Presidente da União Internacional das Superioras-Gerais, Ir. Carmen Sammut.

A ocasião foi a apresentação, na Sala de Imprensa da Santa Sé, da campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o tráfico de pessoas” – levada avante no Brasil pela Rede “Um Grito pela Vida”, que por sua vez integra a Rede Internacional contra o tráfico de seres humanos Talitha Kum.

Para Ir. Carmen, as pessoas têm que ser conscientizadas do que acontece às margens desses grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo, e do sofrimento de quem é traficado.

Já a Ir. Gabriella Bottani, representante na América Latina da Rede Talitha Kum e que trabalha em Porto Velho (Rondônia), falou da realidade brasileira. De modo especial, ressaltou que no Brasil coexistem todas as fases da exploração, pois é um país de origem, trânsito e destino das vítimas.

Ir. Bottani afirmou que durante o período de preparação da Copa se observou que seja as ameaças, seja as oportunidades, jogam no mesmo campo: de um lado, a possibilidade de um maior lucro e a esperança de melhorar as condições de vida; de outro, um aumento das situações de degrado social e ameaças à vida e aos direitos fundamentais.

“Nós queremos que a nossa voz não se eleve somente com os vencedores, mas que se eleve com os que não aceitam que a vida seja como um campeonato de futebol, onde vence somente o melhor. Todos temos o direito de vencer para ter vida em abundância… temos o direito de ser livres”.

Entre os participantes da coletiva, mais de uma vez foi usada a expressão “sintonia” para manifestar o elo que une o Papa aos consagrados de todo o mundo na defesa dos mais vulneráveis.

“Os religiosos e as religiosas se encontram em todo o mundo engajados em sua missão em meio a todas as formas de pobreza e tocam com suas mãos a humilhação, o sofrimento e o tratamento desumano e degradante infligido a mulheres, homens e crianças desta escravidão moderna” – disse por sua vez o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz.

Por Rádio Vaticano

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download intex firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.