Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 22/01/2021

A VACINA DA EMPATIA E DO ALTRUÍSMO

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Reprodução web

Iniciou no Brasil a vacinação contra o COVID; abre certamente um lampejo de esperança, que venha a reverter a crise sanitária que nos fustiga a tempo. Para nós, cristãos, nada mais certo que vacinarmos, pois, como está no capítulo 38 do Eclesiástico, Deus se serve do médico, dos remédios e da ciência para curar.

Os trabalhadores da saúde, os pesquisadores, fazem parte da Providência divina e exultam o dom da inteligência com o qual o Criador nos brindou para sermos cuidadores e jardineiros da Terra. Vacinar-se é um ato de amor e de gratidão para com Deus e um dever de responsabilidade e cuidado para com nossos irmãos. Todavia, seria necessário, para sair desta crise, crescer na empatia e no altruísmo.

Assim, como o médico cura, também ativando em nós processos de autocura e de desejo de viver, a empatia nos coloca em lugar do outro compreendendo cordialmente os sentimentos e percepções dos nossos irmãos. Quando a arrogância e a vontade de poder, a chamada mosca azul, toma conta de nós, já vemos mais a humanidade, as necessidades dos outros, suas fragilidades e carências, mas somente meios e recursos para serem usados e descartados, desaparecem diante dessa terrível insânia as pessoas concretas, seus rostos e seus dramas.

É preciso abandonar as patologias do poder e da dominação para construirmos, como afirma o bioeticista Frans de Wall, a civilização da empatia e da ternura. O que nos faz evoluir como espécie sempre será a cooperação, a solidariedade e a ajuda mútua. Nosso Deus é harmonia e paz, e para alcançar a felicidade e a comunhão com Ele, temos que converter-nos a esta realidade ontológica e existencial: todos somos irmãos.

Não existe vacina para o amor, mas na nossa imagem divina descobrimos no interior do nosso coração e na nossa consciência mais íntima a saudade de comunhão e pertencimento, de família e fraternidade. Ao vacinarmo-nos optemos por uma nova vida, um novo estilo de pensar e ser, uma parceria e aliança de amor, ternura e cuidado para com todas as pessoas e criaturas, fazendo da Terra uma morada de paz e saúde plena. Deus seja louvado!

Fonte: CNBB

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X